Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sobremesa com leite desnatado: Descubra 3 opções para manter a forma!
Guia Culinário 07/05/2015

Sobremesa com leite desnatado: Descubra 3 opções para manter a forma!

Se o objetivo da dieta é perder peso, o leite desnatado é o mais recomendado para o consumo diário. A quantidade de gordura presente nessa bebida é a menor quando comparado aos outros tipos de leite como integral e semidesnatado. E a vantagem do leite desnatado é que ele ainda possui sais minerais como cálcio, potássio e fósforo.

“O leite desnatado é o leite em que toda a gordura foi removida e sobraram somente proteinas e água”, afirma a nutricionista Vanderli Marchiori. Mas será que essa retirada de gordura também afeta a quantidade de nutrientes fornecidas por esse tipo de leite? De certa forma, sim. A redução dos níveis de gordura fazem com que o leite sofra uma perda de vitaminas – mas nada que não possa ser reposto com a ajuda de outros alimentos. Mesmo assim, para a nutricionista, ele continua sendo bastante nutritivo. “Ele possui quantidades similares de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes que também são encontrados no leite normal integral”.

Uma pesquisa feita pela Universidade do Tennessee, nos EUA, mostrou que o cálcio, além de ser bom para a saúde óssea, está relacionado com a perda de peso. O estudo era, primeiramente, para analisar os efeitos desse mineral na hipertensão. Mas eles acabaram descobrindo, por acaso, que o cálcio também ajuda na queima de gordura no organismo. Ficou concluido que uma dieta pobre em cálcio estimula a formação de enzimas responsáveis por produzir gordura e diminuir a atividade de queima delas.

Para quem não sabe como inserir o leite desnatado na dieta, sem ser apenas através do consumo puro, seguem algumas dicas de receitas deliciosas que você pode fazem em casa.

3 sobremesas com leite desnatado!

Pavê de uva e chocolate: Uma sobremesa deliciosa, que não só fornece os minerais e as proteínas presentes no leite, como também antioxidantes e importantes vitaminas por parte dos grãos de cacau. Além disso, a uva fornece energia para o organismo, enquanto o mel fortalece o sistema imunológico. Veja a receita completa – Pavê de uva e chocolate.

Crepes integrais com creme de banana, nozes e passas: Outra opção de sobremesa é esse crepe. A banana presente é rica em potássio, o que ajuda a reduzir a pressão arterial, além de ajudar na digestão por ser fonte de fibras. O açúcar encontrado nas uvas passas fornece energia para o organismo e as nozes, por sua vez, são fontes de vitaminas B e E. Veja a receita completa – Crepes integrais com creme de banana, nozes e passas.

Chocolate quente com laranja: Para as noites frias, nada melhor do que se deliciar com um chocolate quente. O cacau beneficia o coração por ser um fruto rico em flavonóides, um poderoso antioxidante. A aveia fornece fibras que reduzem o colesterol e ajudam a regular o metabolismo. Veja a receita completa – Chocolate quente com laranja.