Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Slackline: Equilíbrio entre mente e corpo em uma atividade física desafiadora!
Movimente-se 18/02/2016

Slackline: Equilíbrio entre mente e corpo em uma atividade física desafiadora!

Nunca andar na corda bamba fez tão bem à saúde. Assim é o slackline, prática esportiva que ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Com o conceito de deixar mente e corpo em constante equilíbrio, através de uma atividade física prazerosa, desafiadora e ao ar livre , a modalidade é uma ótima opçãopara quem busca novas alternativas de bem-estar e qualidade de vida.

O slackline surgiu na Califórnia, Estados Unidos, no início da década de 80. De lá, o esporte virou mania pelas praias e parques da a Europa e ganhou o resto do mundo. Na atividade, o atleta tem como objetivo principal se equilibrar em cima de uma fita de poliéster ou nylon, cuja largura varia de 2,5 a 5 centímetros. No total, são quatro modalidades principais que diferem entre si pela distância, acrobacias e locais onde são realizadas. Conheça mais!

Principais modalidades do slackline

Trickline: É a modalidade mais praticada. Ela é feita a partir de 60 cm de altura e permite manobras de saltos e equilíbrio extremo.

Longline: É a prática realizada em fitas com comprimento a partir de 20 metros. Esta modalidade exige do praticante bastante condicionamento físico, pois quanto maior o comprimento da fita mais força muscular e equilíbrio são necessários.

Highline: É a modalidade que requer mais conhecimento e prática, por isso, em sua maioria, apenas atletas do esporte a pratica. Ela é feita em alturas superiores a 5 metros, sendo necessário um bom conhecimento de alpinismo, pois a utilização de equipamentos de segurança e conhecimento técnico de sistema de redução são obrigatórios.

Waterline: É a pratica do slackline sobre a água. Seja em piscinas, rios ou praias esta é a modalidade mais refrescante e descontraída, já que podem ser realizadas diversas manobras do trickline e as quedas não oferecem maiores perigos.

Slackline para todas as idades

Muito popular entre os jovens, o slackline começa a ser praticado por pessoas de todas as idades. Além das questões do equilíbrio corporal, o esporte também colabora para aumentar a resistência, a força, a agilidade e a elasticidade. Rafael Bridi, detentor do recorde sul-americano de distância em “highline”, destaca a eficiência do esporte para a melhor qualidade de vida:

“O slackline é uma atividade completa que permite trabalhar músculos que dificilmente seriam desenvolvidos em outras atividades. Além disso, o papel social do esporte permite que o praticante esteja em contato com o ar livre, valorizando as áreas verdes das cidades e incentivando e ampliando o acesso da população à modalidade”, enfatizou a atleta, acreditando que, com um pouco de prática e paciência, todo mundo consegue aprender a ficar em cima da fita: “A princípio, parece uma atividade muito difícil, porém ao tentar inúmeras vezes o corpo começa a se adaptar aos movimentos e ao balanço constante”, afirma Bridi.

Regras básica para começar no slackline: Segundo Bridi, usar equipamentos adequados é fundamental para o conforto e a segurança do praticante. “Antes de começar é preciso buscar informação sobre o esporte, sobre locais para se exercitar e também sobre grupos que se reúnem para praticá-lo”, enfatiza o profissional.