Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Skate é um esporte que exercita várias partes do corpo! Saiba por que praticá-lo
Movimente-se 09/10/2018

Skate é um esporte que exercita várias partes do corpo! Saiba por que praticá-lo

Engana-se quem pensa que o skate é apenas hobby para adolescente que quer tentar ser radical: ele é um esporte indicado para qualquer idade e entrega vários benefícios tanto para a saúde do corpo quanto da mente. Dentre as vantagens para a parte física está o aumento da flexibilidade, melhora da coordenação, queima de calorias e até benefícios para a saúde do coração. Já na parte emocional, o skateboarding contribui para o alívio do estresse e ainda ajuda a ter mais paciência e concentração. Não imaginava tudo isso? Então dá uma olhada na matéria para saber mais detalhes!

Skate ajuda aumenta a flexibilidade e resistência física

Para andar de skate não são apenas os pés e as pernas que entram em ação: os braços e o tronco também são necessários para ajudar a manter o equilíbrio. Assim, uma das maiores vantagens do skate é justamente a de ser um esporte que ajuda a trabalhar todo o corpo – isso sem falar no fato de aumentar a flexibilidade – principalmente dos tornozelos, que acabam fazendo diferentes movimentos para executar as manobras. Vale ressaltar que a resistência física também melhora muito com o esporte, ainda mais quando a prática se torna frequente e não apenas um hobby para uma vez e outra.

Esporte faz bem para a saúde do coração e fortalece as articulações

Você sabia que o sistema cardiovascular também pode melhorar com a ajuda do skate? Isso porque, durante o exercício, o corpo acaba inspirando mais oxigênio – o que, consequentemente, também faz com que o coração bombeie mais sangue em suas batidas. Outro benefício para a saúde é o fortalecimento das articulações, o que ajuda a evitar problemas como artrite, artrose e outras doenças ligadas ao sistema esquelético.

Skate queima calorias ajuda a dar forma aos músculos da perna e dos glúteos

Quem está em busca de um esporte para perder peso também pode apostar no skateboarding para atingir esse objetivo. É que, se for praticado regularmente e acompanhado de uma dieta saudável, ele ajuda a queimar, em média, 500 calorias. E não para por aí: além de ajudar a emagrecer, o skate também pode ser um aliado de quem quer dar forma aos músculos da perna e aumentar a definição do glúteo.

Exercício diminui o estresse e aumenta a concentração

A parte emocional também pode ser beneficiada com a prática do skate! Por liberar endorfina, como todos os esportes, e por deixar a mente ocupada com uma atividade que não esteja relacionada aos problemas do dia a dia, um dos principais benefícios é a diminuição do estresse. Outra vantagem é o aumento da concentração, já que o foco usado para executar as manobras acaba funcionando como um aprendizado e se refletindo em outras áreas da vida.

Veja mais