Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Síndrome do Intestino Irritável: O que é isso? Entenda e saiba como evitá-la
Movimente-se 19/10/2017

Síndrome do Intestino Irritável: O que é isso? Entenda e saiba como evitá-la

Você já ouviu falar na Síndrome do Intestino Irritável? Quem sofre com problemas de gastrite com toda certeza já. A doença, apesar de ser considerada comum e atingir muitas pessoas, precisa de atenção redobrada para não se agravar. Por isso, bons hábitos de vida são determinantes para manter o bem-estar do organismo, deixando-o livre desses incômodos abdominais.

Os sintomas dessa síndrome são bem claros: dores, náuseas, inchaço, irritabilidade no intestino… De maneira geral, o problema afeta pessoas entre 20 e 30 anos, podendo se estender por anos ou, até mesmo, ao longo da vida. Segundo a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, a “SII” (sigla utilizada para a doença) se apresenta por uma alteração da função intestinal, tendo influência no comportamento alimentar e também na sensibilidade emocional:

“A síndrome do intestino irritável se caracteriza por episódios alternados de constipação (prisão de ventre) e diarreia, com sensação de evacuação incompleta, gases e desconforto intestinal e peristalse (movimentos involuntários de órgãos causando uma espécie de cólica, por exemplo)”, explica a profissional.

Como tratar a Síndrome do Intestino Irritável?

De acordo com a Sociedade Catarinense de Gastroenterologia, a SII não tem cura, mas deve ser tratada, principalmente, com uma dieta equilibrada, hábitos saudáveis e medicamentos prescritos por profissionais da área, para aliviar as dores e os incômodos. Segundo a nutricionista Patrícia, o tratamento deve ser sistêmico, observando os fatores desencadeantes das crises:

“A alimentação deve mudar conforme o intestino se apresentar. Em momentos de diarreia, por exemplo, o melhor é evitar fibras (macarrão e arroz integral, aveia e legumes como cenoura, beterraba e abóbora), que devem voltar à rotina alimentar assim que o indivíduo apresentar melhora. Da mesma forma que, em momentos de constipação, devemos estimular consumo de alimentos laxativos (como ameixas, feijão, lentilha, linhaça, maçã e batata doce, por exemplo) e que funcionem para o indivíduo”, ressalta a profissional.

Cuidados com o intestino: tenha atenção com a alimentação e evite o estresse emocional

De acordo com Patrícia Bertoldi, é comum que os pacientes façam restrições alimentares severas ficando com medo de comer. Isso, no entanto, pode trazer prejuízos à saúde: “É necessário avaliação profissional para entendimento e planejamento alimentar para cada situação. Além disso, o profissional irá avaliar a necessidade de suplementação de probióticos e nutrientes bem como a exclusão, de forma correta, de alguns alimentos”, analisa a nutricionista.

Vale destacar que, as pessoas que possuem a SII devem evitar picos de estresse, já que, embora não seja a causa da síndrome, a irritação, ansiedade e alterações de humor podem agravar os sintomas. Isso acontece porque as ações que ocorrem no intestino também são equilibradas pelo hormônio do bem-estar, a serotonina.

Como evitar a síndrome do intestino irritável?

– Manter uma alimentação saudável, com o maior consumo de alimentos 100% naturais dentro de uma dieta equilibrada é o ideal. Assim, o intestino não fica sobrecarregado e pode funcionar da maneira correta.

– Pessoas propensas às alergias ou intolerâncias alimentares, devem evitar os alimentos causadores desses distúrbios, uma vez que a constante irritabilidade no intestino pode acarretar a SII.

O equilíbrio e o autoconhecimento são fatores importantes na síndrome do intestino irritável, pois é conhecendo o seu organismo que você saberá os alimentos mais indicados e os que devem ser evitados durante a crise.

– O acompanhamento com um profissional é indispensável, pois o médico será responsável por te orientar durante a SII e diminuir os efeitos dos sintomas.

* Outras informações sobre distúrbios intestinais podem ser conferidas também no site da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia .