Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Seu filho come mal? Aprenda a fazer crianças e adolescentes se alimentarem bem
Guia Culinário 06/07/2018

Seu filho come mal? Aprenda a fazer crianças e adolescentes se alimentarem bem

Se ter um cardápio variado e saudável já é difícil para alguns adultos – que entendem a importância de seguir uma dieta rica em nutrientes -, imagina para crianças e adolescentes? Por isso, é muito comum que a maioria deles acabe tendo hábitos alimentares nada saudáveis, com doces e gordura em excesso, além da ausência de vegetais, frutas e legumes no cardápio diário.

No entanto, para que os reflexos dessa alimentação inadequada não sejam sentidos no futuro – devido a problemas como obesidade, colesterol alto e anemia -, é tarefa dos pais começar desde cedo a cortar esses hábitos ruins para que os filhos passem a seguir uma dieta mais saudável. Confira dicas importantes para facilitar esse desafio!

Balancear as refeições ao invés de proibir tudo de vez é a solução ideal

Como a maioria das crianças e adolescentes ama fast-foods, doces e frituras em geral, trocar os hábitos alimentares de uma hora para a outra não é mesmo uma tarefa fácil. Por isso, um erro que os responsáveis devem evitar – e que só vai dificultar ainda mais essa mudança na dieta – é o de proibir todas as guloseimas de uma só vez para que os mais saudáveis passem a ser os protagonistas das refeições.

O ideal é começar a fazer pequenas trocas ao invés de propor uma mudança radical. Se a criança ou adolescente não tinha mesmo o costume de comer legumes, verduras e frutas, por exemplo, passe a adicionar esses alimentos nas refeições aos poucos – e, de preferência, junto com algo que ele goste muito para que fique mais fácil aceitar a nova composição do prato. Além disso, para que não se sinta de vez o corte de fast-foods e doces, também vale reservar apenas o final de semana para essas escapadas na dieta.

Variedade de vegetais e legumes permite pratos bem coloridos e atrativos para crianças

Não é por acaso que brinquedos e desenhos animados são sempre bem coloridos: as crianças se atraem facilmente por tons vibrantes, ainda mais quando eles aparecem juntos. Por isso, uma boa maneira de despertar o interesse por pratos saudáveis é usar e abusar da mistura de legumes e verduras para preparar um prato cheio de cores – como o verde da alface, o vermelho do tomate, o roxo da beterraba e o laranja da cenoura, por exemplo. Além de fazer com que a criança fique mais atraída pelo prato – e até o ache mais saboroso -, apostar em muitos vegetais e legumes ainda garante uma alimentação rica em vitaminas, sais minerais e fibras.

Molhos ajudam a deixar a salada mais saborosa e desmistificam a ideia de que comida saudável não tem gosto

A ideia de que comida saudável e natural não tem gosto é ainda mais forte entre crianças ou mesmo adolescentes – até por estarem acostumados com o sabor característico dos fast-foods e alimentos mais gordurosos. Por isso, para provar para eles que dá para comer bem e ainda se deliciar com a refeição, a dica é apostar em molhos para completar a salada e deixá-la ainda mais saborosa.

Não faltam opções simples e práticas de serem feitas para diversificar! O de mostarda e mel, por exemplo, é perfeito para incrementar o prato com uma combinação de doce e picante, enquanto o molho vinagrete é um clássico para acompanhar as saladas de todos os tipos.

Apostar em doces com ingredientes mais saudáveis é uma boa solução para crianças e adolescentes que não dispensam o açúcar

Diminuir a quantidade de açúcar é uma das maiores dificuldades quando o assunto é mudar os hábitos alimentares de crianças e adolescentes. Afinal, além dos brigadeiros e demais guloseimas caseiras, não faltam doces industrializados na cantina do colégio, no mercadinho do bairro e na bomboniere do cinema, por exemplo.

Sendo assim, para tornar essa tarefa um pouco mais fácil, vale seguir a dica de substituir ao invés de proibir e preparar doces mais saudáveis para que a redução não seja sentida de vez. Não que o brigadeiro de panela com leite condensado – clássico das festinhas infantis – esteja terminantemente proibido, mas se a criança ou adolescente sente muita necessidade de doce durante a semana, apostar em uma versão mais light é a solução perfeita para que a dieta não seja prejudicada.

É importante criar o hábito de fazer as três refeições principais e um lanche

Além de apostar em alimentos saudáveis e diminuir os calóricos, também é importante que a criança ou adolescente faça todas as refeições necessárias – café da manhã, almoço, lanche e janta – no horário certo. Dessa forma, as chances deles sentirem necessidade de beliscar no intervalo entre uma e outra diminuem muito, já que a sensação de saciedade será bem maior.