Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sementes de mostarda deixam o corpo mais resistente! Conheça os seus benefícios
Guia Culinário 27/07/2018

Sementes de mostarda deixam o corpo mais resistente! Conheça os seus benefícios

Quando falamos em mostarda, o molho vem logo à mente. Afinal, ele é utilizado para dar mais sabor a diversas receitas, que podem ser pratos mais elaborados ou simplesmente fast-foods, como batata frita, hambúrguer e cachorro-quente. Pois é, ela é logo associada a uma comida mais industrializada, mas não precisa ser assim. Você sabia que a semente de mostarda é um condimento que ajuda a emagrecer e traz diversos benefícios para a saúde?

Sementes de mostarda vs mostarda: qual a diferença?

O molho de mostarda é feito a partir de suas sementes, que hoje também são encontradas em mercados e podem ser adquiridas em sua forma in natura. Por não terem passado por um processo de industrialização são muito mais benéficas para o corpo, mantendo todos os seus nutrientes originais. De qualquer maneira, também é possível preparar um molho caseiro, que é acrescido de outros ingredientes saudáveis, como vinagre e mel. Mas mesmo que não tenha sido preparado em casa, em geral é a ele que nos referimos quando falamos de mostarda.

Sementes de mostarda emagrecem

Se você faz parte do grupo de pessoas que está sempre tentando perder peso, nós temos uma boa notícia: a mostarda ajuda a emagrecer! Por ser termogênica, é digerida pelo corpo de forma mais lenta. Calma, isso não significa que ela seja indigesta, apenas que o seu organismo vai precisar de mais energia para processar o alimento, o que acelera o metabolismo e contribui para a perda de peso. É claro que não adianta simplesmente comer muita mostarda e esperar emagrecer, pois o excesso é muito perigoso e pode trazer danos para a saúde. Ainda assim, as sementes podem ser aliadas da dieta.

Evita o envelhecimento precoce

Outra característica da mostarda é que ela possui vitamina E, conhecida por ser antioxidante. Isso significa que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo, impedindo a oxidação celular, que pode causar desde câncer até envelhecimento precoce. Além disso, essa substância também garante que o sistema imunológico fique mais resistente, deixando o corpo menos suscetível a sofrer com doenças.

Mostarda é rica em vitaminas

As vitaminas são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, e nesse quesito a mostarda sai na frente, já que é fonte das vitaminas A, C, K, e, claro, da E. A primeira deixa cabelos e pele mais bonitos e fortes, além de melhorar a visão, enquanto a segunda ajuda na absorção de ferro pelo organismo, evitando a anemia. Por fim, a vitamina K atua na coagulação do sangue, evitando doenças cardiovasculares, e auxilia na fixação de cálcio em dentes e ossos.

Como utilizar as sementes de mostarda na sua alimentação

Se você está apenas acostumado com o molho de mostarda pode ficar um pouco perdido em relação ao uso das suas sementes. Bem, como elas são a matéria-prima para qualquer receita que envolva mostarda, basta aproveitar essa característica para inovar. De qualquer maneira, é possível torrar ou mesmo moer esses grãos para usá-los de tempero, seja em carnes ou legumes. Inclusive, é a partir da sua versão em pó que é preparado o molho caseiro.

Chá de semente de mostarda é indicado para quem está resfriado

Por fim, há quem goste de utilizar as sementes de mostardas para fazer uma infusão de chá. Seus benefícios não são muito diferentes dos aproveitados por quem as consome in natura, mas podem ser uma boa alternativa para quem acha o sabor muito forte. Além disso, são muito indicados para quem está doente, especialmente com gripe ou resfriado, já que o chá quente dá a sensação de conforto e os antioxidantes vão ajudá-lo a se recuperar mais rápido.