Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sementes de abóbora: os motivos para você acrescentá-las na sua dieta
Taeq Descomplica 18/06/2018

Sementes de abóbora: os motivos para você acrescentá-las na sua dieta

Ao comprar um alimento orgânico você joga as suas sementes fora? Embora esse seja um hábito muito comum, não deixa de ser uma forma de desperdício, já que uma parte dos nutrientes da fruta ou do legume está indo parar no lixo. A grande questão é que muita gente acha que comer o famoso caroço faz mal, mas não é bem assim. Vários deles merecem um lugar de destaque entre os ingredientes que você usa na cozinha, especialmente as sementes de abóbora.

Elas são ricas em ômega 3

Se você não gosta de peixe saiba que outra forma de consumir ômega 3 é comendo sementes de abóbora. Esse ácido graxo essencial é um excelente aliado do coração. Isso porque ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) enquanto aumenta os do bom (HDL), evitando problemas como o acúmulo de gordura nas artérias, que pode gerar o infarto. Também previne arritmias cardíacas e possui gorduras poli-insaturadas, que evitam a formação de coágulos de sangue.

Sementes de abóbora possuem boas quantidades de magnésio

As sementes de abóbora também são ricas em magnésio, um mineral que traz diversos benefícios ao nosso organismo. Em primeiro lugar, ele ajuda a dar energia para o corpo, sendo muito indicado a pessoas que fazem exercícios. Além disso, auxilia diversas reações químicas, contribuindo para a boa atividade hormonal e para o equilíbrio de potássio, sódio e cálcio. Isso sem falar que o magnésio atua no sistema nervoso central, evitando a insônia, a depressão e a ansiedade.

Atuam como antioxidante

Os agentes antioxidantes impedem que o nosso corpo possua grandes quantidades de radicais livres. Com isso, acaba evitando a oxidação celular, que pode gerar problemas bem graves, como o câncer, ou outro mais brandos, mas ainda assim péssimos para a saúde, como o envelhecimento precoce. E é justamente por esse fator que os antioxidantes são considerados muito bons para a pele, sendo seu consumo indicado tanto por nutricionistas quanto por dermatologistas. Por fim, eles também deixam o sistema imunológico mais resistente e menos suscetível a doenças.

Possuem vitaminas A, E e do complexo B

Como todo bom alimento orgânico, as sementes de abóbora são ricas em vitaminas A, E e do complexo B. A primeira é boa não apenas para a firmeza da pele, já que também ajuda na vitalidade do cabelo e deixa a visão mais aguçada. Já a vitamina E é conhecida por ser um potente antioxidante, enquanto o complexo B traz diferentes benefícios para a saúde. Entre eles podemos citar a prevenção à diabetes e às doenças cardiovasculares.

Por possuírem ferro, são indicadas para anêmicos

O magnésio não é o único mineral que aparece em grandes quantidades nas sementes de abóbora, já que o ferro também está muito presente nesse alimento. Com isso, evita a anemia e ainda reforça o nosso sistema imunológico, já que o ferro é responsável por transportar oxigênio para as células do corpo.

Sementes de abóbora ajudam a emagrecer

As sementes de abóbora possuem fibras, que ajudam o sistema digestório a funcionar bem, evitando tanto a prisão de ventre quanto a diarreia, além de acabar com o inchaço estomacal. Por fim, as fibras ajudam a dar saciedade, evitando a compulsão alimentar e contribuindo para o processo de emagrecimento.