Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saudáveis e conectados: Aplicativos que te ajudam a viver melhor!
Guia Culinário 04/03/2015

Saudáveis e conectados: Aplicativos que te ajudam a viver melhor!

O mundo digital dos “apps”, aplicativos instalados para celulares, também está preocupado com os atuais conceitos de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Umas das maiores premissas dos novos tempos, as demandas da alimentação saudável tornou-se rapidamente um dos temas mais requisitados, acessado e desenvolvidos por esses programas.

Não importa se você quer fazer uma dieta moderna, se pretende ingerir mais alimentos naturais por questões de saúde ou quer apenas conhecer novas opções para deixar o seu cardápio mais alegre, a lista de apps é bem variada, com funções abrangentes e para públicos diferentes. Mesmo sabendo que o programa não substitui um acompanhamento profissional de um nutricionista, ele se torna uma opção bem viável para o aconselhamento diário ao tirar dúvidas e dar sugestões dos valores nutricionais dos alimentos.

O nutricionista Bruno Chlamtac acredita que os apps são boas opções para consultas nutricionais, no entanto, tendo a orientação prévia de um profissional especializado. “Os apps vão auxiliar, mas o profissional vai adequar as quantidades e o tipo de alimento que a pessoa vai ingerir ao longo do dia, além de organizar os horários, adequar a alimentação à rotina da pessoa, mas o aplicativo pode ser um passo inicial importante até para servir de motivação”, destacou Bruno, enfatizando a importância de pesquisar os apps corretos para as consultas.

“A primeira coisa é saber a base de dados que os apps utilizam e nem sempre informam. Eles Devem usar a TACO, tabela brasileira de composição dos alimentos. Mas, de qualquer forma, eles podem sim auxiliar as pessoas a terem mais noção do que está ingerindo, principalmente em relação a carboidrato, proteína, gordura e valor calórico total”, finalizou o nutricionista.

Os apps sobre nutrição mais acessados

O TecnoNutri (Android e iOS) , por exemplo, é uma espécie de assistente de dieta. Com ele, dá para acessar uma lista com os valores nutricionais de mais de 2.000 alimentos, além de ser possível traçar uma meta de ganho ou perda de peso. À medida que você insere suas pesagens, o app cria um gráfico para que você possa avaliar seu progresso. Ele ainda te lembra quando comer, e é possível usá-lo como se fosse um diário. Registrando tudo o que você come, o programa acompanha sua meta diária de nutrientes.

NutraBem (Android e iOS) tem a vantagem de ser voltado especificamente ao público brasileiro. Criado pelo Instituto Nutra e Viva, ele dá dicas de alimentos que fazem parte de um mesmo grupo e que têm o mesmo valor nutricional, para que você faça substituições no prato sem perder em nutrientes. Tem uma seção exclusiva de dicas de nutricionistas e receitas, e ainda faz um perfil do usuário, com o objetivo de ajudá-lo a fazer escolhas mais adequadas. Se você se consulta com um nutricionista, também pode exportar os dados inseridos no app para impressão.

ReidrataçãoComo complemento, um app para lembrar da importância de se beber água. O Hydro Beba Água(Android) calcula, a partir do seu perfil (peso, sexo, atividades físicas), o quanto de água é preciso beber por dia. É possível registrar o que você ingere ao longo das horas, para não se perder na conta, ou ainda colocar alarmes, para não esquecer nunca de se hidratar.