Salada morna de lentilha: Opção rica em fibras e ferro para a sua alimentação

Quando o inverno chega e a temperatura cai, os pratos quentes entram em ação para aquecer o nosso corpo e deixar a estação mais prazerosa. Por isso, para adaptar-se ao clima aconchegante da época, diversas receitas, que tradicionalmente são servidos frios, ganham versões mais quentes. É o caso da nossa sugestão para essa essa semana: a salada morna de lentilha é uma receita incrível para acompanhar as suas refeições nesse período delicioso do ano.

Dona de uma verdadeira mistura de sabores, essa salada conta com a predominância da lentilha, uma importante leguminosa, cheia de nutrientes para nosso corpo. Fonte de fibras alimentares, a lentilha atua em prol do bem-estar do intestino, melhorando o trânsito intestinal e prevenindo a prisão de ventre e a constipação. Essas substâncias ainda são responsáveis por proporcionar saciedade, fazendo com que fiquemos satisfeitos mais rapidamente.

Outro destaque para a leguminosa é a presença do ferro em sua composição, um mineral associado à prevenção da anemia e ao transporte de oxigênio para as células do corpo, tornando assim, a lentilha um alimento essencial para melhorar a nossa qualidade de vida.

Os legumes aumentam o quadro nutricional do prato

Além da lentilha, com grandiosas qualidades nutricionais, na salada acrescentamos o tomate, a cenoura e as batatas, que ajudam a tornar o prato ainda mais saudável e suculento. Esses alimentos são ricos em vitamina A, substância necessária para a manter a vista saudável, já que ela protege os olhos dos ataques dos radicais livres, causadores da degeneração macular, tão natural ao longo do tempo.

Também é possível encontrar uma boa quantidade de vitamina C nesses alimentos, que fortalecem o sistema imunológico, reduzindo as chances das doenças crônicas. Além disso, as vitaminas do complexo B, que atuam nas funções do organismo, também estão presentes nesses legumes.

Salada morna de lentilha: Um prato deliciosamente vegetariano

Para quem pensa que as comidas veganas são sem graça, a nossa salada prova que não. Nessa receita são usados uma quantidade generosa de cogumelo shimeji branco, um alimento muito comum nos pratos vegetarianos e cheio de nutrientes. Fonte de proteínas, fibras alimentares, vitaminas e minerais, o cogumelo atua na prevenção do câncer, combate a osteoporose e, por ser um alimento de baixas calorias, contribui com o emagrecimento.

A salada morna de lentilha ainda é livre de glúten e colesterol, sendo uma alternativa perfeita para os intolerantes ou alérgicos às substâncias. Confira o modo de preparo abaixo e note que em apenas 30 minutinhos você terá um prato cheio de benefícios para sua saúde.

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas na água com um pouco de sal até ficarem macias. Escorra. Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e grelhe as batatas, o shimeji, os tomates e a cenoura. Coloque em uma saladeira e junte com a lentilha cozida, farinha de linhaça dourada e a castanha do pará picada.

Molho: Em uma panela, coloque o molho de tomate, o mel e o vinagre tinto. Cozinhe até levantar fervura. Tempere a salada e salpique com as folhas de salsa. Sirva morna.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 280Kcal 14
Carboidrato 48g 16
Proteína 8,5g 11
Gorduras totais 6g 11
Gorduras saturadas 1g 5
Sódio 29mg 1
Colesterol 0mg 0
Fibra alimentar 5g 20
Vitamina A 198mcg 33
Vitamina D 14mcg 28
Vitamina C 2,5mg 6
Cálcio 36mg 4
Ferro 4mg 29

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