Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Salada de frutas é uma boa forma de se refrescar na praia? Descubra!
Guia Culinário 07/02/2017

Salada de frutas é uma boa forma de se refrescar na praia? Descubra!

Verão, sol e muito calor! E, para quem ama curtir um dia de praia nesse período, é bom ficar sabendo que a estação envolve muito mais do que deixar o corpo bonito e bronzeado. É fundamental se refrescar e hidratar o corpo, por isso, uma das melhores soluções, práticas e saudáveis, são as deliciosas saladas de frutas. Confira algumas dicas importantes para levar a salada de frutas para a praia e os benefícios nutricionais que o lanche pode trazer para o seu organismo.

Para ir à praia com a família e com os amigos é preciso planejamento. É necessário juntar todos os itens para o dia do verão, que vão do filtro solar até, claro, os lanches. Segundo a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, a salada de frutas é uma alternativa nutritiva e prática de fazer para aproveitar essa estação do ano e o dia de diversão:

“As saladas de frutas são ricas em nutrientes, fáceis de preparar e ajudam na hidratação do corpo, que é extremamente importante nessa época. Na hora do preparo, é necessário ter atenção com a higienização das frutas para não trazer micro-organismos que causam doenças. Outro cuidado é que, as frutas são muito perecíveis, por isso devem estar sob refrigeração no caminho da praia”, explica a nutricionista ressaltando outros cuidados na hora do preparo:

Salada de frutas para a praia: 5 cuidados especiais

1 – Escolha das frutas: Segundo a nutricionista, para manter o corpo hidratado e se refrescar no dia de praia é importante escolher frutas que possuam menos carboidrato e mais água em sua composição, tais como: melão, kiwi, laranja, mamão, por exemplo.

2 – Prepare as frutas antes de colocá-las em um recipiente: Segundo a profissional, os cuidados com a higiene das frutas são extremamente importantes para a nossa saúde e para a durabilidade da salada de frutas. “Deixe as frutas de molho em solução clorada. Podem ser consumidas sem cascas, mas devem bem lavadas antes de descascar”, indica a nutricionista.

3 – Não acrescente açúcar na preparação: Para que o seu lanche permaneça saudável, natural e com poucas calorias, a nutricionista alerta: “As frutas já tem seu doce, não é necessário acrescentar açúcar para consumir”, ressalta.

4 – Mantenha refrigerada para adequada conservação: Principalmente no verão, com as altas temperaturas, a tendência é que as frutas se deteriorem com mais facilidade. Para ajudar na conservação, você pode congelar a salada de frutas e levá-las para praia em uma bolsa térmica.

5 – Complementos saudáveis: Para incrementar a sua salada de frutas, tornando-a mais saborosa e até nutritiva, o lanche pode ser consumido com iogurtes, aveia e castanhas, por exemplos, que são responsáveis por adicionais mais fibras à salada de fruta, proporcionando saciedade.

A versatilidade e os benefícios da salada de frutas

Um dos grandes destaques das saladas de frutas é a sua refrescância e versatilidade. Pode ser consumida em qualquer momento do dia, como sobremesa ou lanche da tarde, por exemplo. Além disso, quando preparada em casa, você pode escolher as frutas que você mais gosta, tornando a sua salada de frutas ainda mais especial.

E as vantagens desse lanche não para por aí, as frutas são a cara do verão: Leves, saudáveis e muito nutritivas, a reunião desses alimentos pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, por serem ricas em vitamina C, auxilia no envelhecimento precoce das células, já que são fonte de poderosos antioxidantes, combate ao estresse e a depressão e ajuda no bom funcionamento do nosso organismo!