Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saiba quais alimentos ajudam a regular o ciclo menstrual
Guia Culinário 27/08/2018

Saiba quais alimentos ajudam a regular o ciclo menstrual

Ter problemas com o ciclo menstrual é um pesadelo que assola muitas mulheres. Algumas sofrem o fluxo muito intenso e outras passam pelo incômodo de nunca saber quando a menstruação realmente está por vir. Mas você sabia que, com a ajuda de uma boa alimentação, é possível contornar o problema e regular o período sem dor de cabeça?

Certos nutrientes são verdadeiros aliados de quem quer que os hormônios se mantenham no nível certo e a menstruação fique o mais próximo possível do esperado ciclo de 28 dias. Conheça os alimentos mais indicados para resolver esse problema:

Suco de cenoura ajuda a regular o ciclo menstrual por ser rico em ferro

Para quem costuma sofrer com a menstruação desregulada, o suco de cenoura pode ser um grande aliado! Fonte de ferro, ele ajuda a regular o período e, no caso de quem está lidando com o atraso, ainda pode acelerar o processo por aumentar a produção de hormônios. O suco é a maneira mais eficaz de garantir esse resultado, mas, se não gostar da bebida, você também tem a opção de adicionar a cenoura nas refeições – de preferência, crua – para equilibrar o ciclo menstrual.

Mamão estimula a produção de estrogênio e tem enzimas que aliviam as cólicas

O consumo de mamão – especialmente o verde – também pode trazer benefícios para quem precisa regular o ciclo menstrual. Um dos motivos é o fato de ele conseguir atuar diretamente no útero. Além disso, a fruta também consegue estimular a produção do hormônio estrogênio por ser capaz de aumentar o nível de calor do corpo. Para quem sofre com cólicas excessivas, ainda tem mais: a presença das enzimas papaína e quimiopapaína também ajuda a reduzir as dores devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

Chá de canela ajuda a regular menstruação atrasada

Por ser capaz de melhorar a circulação sanguínea, a canela está entre as aliadas para regular o ciclo menstrual. Em geral, ela é mais indicada às mulheres que costumam ficar com a menstruação atrasada, já que estimula as contrações no útero e, assim, contribui para que o sangue desça mais rápido.

No entanto, apesar desses benefícios, é bom ficar atenta a alguns detalhes: o chá pode fazer com que o fluxo sanguíneo se torne mais intenso e, em caso de gestação ou suspeita de gravidez, seu consumo deve ser evitado por causa das propriedades abortivas da especiaria.

Suco de uva conta com nutrientes que regulam o ciclo menstrual

Além do suco de cenoura, outra opção para enriquecer a dieta e ao mesmo tempo regular a menstruação é apostar no suco de uva. A recomendação se deve ao fato da fruta ser rica em nutrientes que ajudam a acertar o ciclo menstrual – como é o caso do cobre, do potássio, das fibras e das vitaminas A e C. Para aproveitar esse benefício e diminuir as chances de atraso, a dica é passar a consumir o suco regularmente algumas semanas antes da data em que sua menstruação deve descer.

Frutos do mar com zinco estimulam a produção de hormônios que influenciam na menstruação

Os frutos do mar que apresentam zinco na composição – como é o caso da ostra, do camarão, do mexilhão e da lula, por exemplo – devem fazer parte da dieta das mulheres que estão buscando meios naturais para regular o ciclo menstrual. A justificativa se deve ao fato de esses alimentos contribuírem para a produção de hormônios, além de também ajudarem a trazer alívio para quem sofre com o excesso de cólicas durante o ciclo.

Alimentos ricos em vitamina D, como queijos e cogumelos, equilibram a produção de hormônios e regulam o período menstrual

Para fechar a lista, os alimentos ricos em vitamina D – como queijos, cogumelos, leite, gema de ovo e bife de fígado – não podem ficar de fora! É que alguns estudos têm demonstrado que o descontrole no ciclo menstrual também está entre as consequências da falta desse nutriente, já que sua presença no organismo ajuda a regular o período e a equilibrar a produção de hormônios.