Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Saiba como preparar o suco detox e aproveite os seus benefícios!
Guia Culinário 11/08/2015

Saiba como preparar o suco detox e aproveite os seus benefícios!

Sempre existe uma tática diferente na hora de buscar a orientação ideal para alcançar uma vida mais saudável em nossa alimentação. Uma ótima alternativa, por exemplo, é colocar as verduras em bebidas, através dos sucos detox, afinal, junto às frutas, fica mais difícil sentir o gosto desses alimentos, muitas vezes “desprestigiados” em nossos cardápios nutricionais. Porém, não é só colocar os ingredientes num liquidificador e bater. Há modos de preparos bem específicos para aproveitarmos o que de melhor essa união tem a nos oferecer!

Além de terem efeito desintoxicante e de limpeza do organismo, os “sucos detox” são recheados de itens fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como vitaminas, sais minerais e antioxidantes, além de conterem menos açúcar que sucos industrializados. “Os sucos detox têm componentes que ajudarão no combate de toxinas, assim, tendo poder antioxidante que também ajudará na limpeza e purificação do fígado”, explica a nutricionista funcional Carolina Baliere.

Vegetais como a couve, o espinafre, a hortelã e o manjericão, junto à frutas como laranja, limão, caju e uva, por exemplo, enriquecem os já saudáveis sucos de frutas, pois aumentam seu valor nutricional com ainda mais fibras e vitaminas. “As verduras presentes no suco ajudarão no hábito de consumi-las cruas, pois assim estarão com mais valor nutricional e o maior princípio ativo de cada. Desta forma, elas irão de fato agir com suas vitaminas e minerais, com sua melhor absorção”, destaca a nutricionista.

Ainda, segundo a profissional, o ideal é não coar os sucos para que a quantidade de fibras seja ainda maior, mas, depende da dificuldade de quem vai ingerir a bebida: “Melhor seria não coar para não perder as fibras, mas, como muitos não conseguem, prefiro optar por coar do que deixar de consumir. Indico sempre que acrescente linhaça, chia ou alguma outra farinha boa para aumentar o teor de fibras”, salientou.

Mais praticidade no preparo

Com a vida moderna, mal sobra tempo para incluir opções saudáveis na rotina. O resultado, desta correria, muitas vezes, é a escolha de preparações industrializadas e menos saudáveis. Carolina dá uma dica para incluir os sucos detox no dia a dia sem gastar muito tempo. O segredo está no planejamento.

Uma dica boa é pegar folhas verdes e higienizar, colocar no liquidificador com apenas o suficiente de água para conseguir bater. Por exemplo, cerca de 4 folhas de couve orgânicas de preferência, bater com 1 copo de água. Colocar em formas de gelo. E todos os dias, colocar 3 cubos de couve e bater com fruta e água ou água de coco. Outra opção é higienizar as folhas, e congelar cada folha enroladinha”, sugere Carolina.