Safra de abril: Veja os principais alimentos orgânicos do mês e seus benefícios!

O ano passa rápido... Já estamos em abril! E, junto ao nosso querido quarto mês, temos climas mais amenos de outono, datas históricas e comemorativas, como a Páscoa, o descobrimento do Brasil, além, claro, de uma farta opção de alimentos da safra. E, dentre eles, podemos destacar os produtos orgânicos, frutas, legumes e verduras, que são livres de agrotóxicos e muito mais naturais, saborosos e nutritivos para a saúde!

O mês de abril se caracteriza por climas que intercalam fortes dias de sol pelas manhãs e noites mais agradáveis, até mesmo com chuvas passageiras. Isso proporciona uma boa composição para as plantações e cultivo dos alimentos. Quando essa produção é feita é ambientes orgânicos, todos os benefícios de sabor e nutrientes se potencializam, tornando os ingredientes mais fresco e remondáveis para consumo. Descubra, abaixo, as melhores opções de frutas, legumes e verduras, para a época e os benefícios dessa safra!


Frutas, verduras e legumes orgânicos para abril

FRUTAS

Abacate: Muito versátil e extremamente saborosa, essa fruta também carrega um turbilhão de poderes nutricionais. Tanto que, muitas vezes, é utilizada em substituição às carnes para uma alimentação voltada às proteínas.

Banana-maçã: A versão "menorzinha" da tradicional banana só é pequena no tamanho, porque, em relação aos nutrientes, é gigantesca! A fruta é uma fonte rica de potássio!

Caqui: Uma das frutas que carrega maior quantidade de água em sua composição, o caqui é uma rica fonte de vitaminas e minerais que dão energia ao organismo!

Jaca: Essa fruta de sabor adocicado é conhecida também por seu poderes medicinais. O consumo de jaca está associado à prevenção de doenças degenerativas, além de certos tipos de câncer.

Kiwi: Linda por dentro, dona de uma cor verde forte e chamativa, essa saborosa fruta também é fonte de ricos nutrientes. Vale destacar, por exemplo, a boa quantidade de vitamina C.

Maçã: Presença constante no dia a dia do brasileiro, a maçã, em seus variados tipos, é uma ótima fontes de fibras, que ajudam a saciar o organismo e a regular as funções do intestino, facilitando a digestão.

Pera: De acordo com a ciência nutricional, o consumo de uma pera por dia é o suficiente para ajudar a regular a pressão arterial e combater doenças no coração.

LEGUMES

Abóbora: Usada em receitas doces e salgadas, ela é um vegetal que se destaca pela baixa quantidade de calorias. Além disso, é rica fonte de carboidratos.

Abobrinha: Esse alimento é rico em niacina, também conhecida como vitamina B3, que, dentre seus poderes, ajuda em processos como a digestão.

Berinjela: Encontrada em três cores diferentes (verde, violeta e branco), esse vegetal tem gosto suave, por isso se adapta facilmente às receitas. Dentre seus benefícios, sua composição contém fenóis, que ajudam a regular o nível de glicose no sangue.

Beterraba: Outro vegetal que chama a atenção pela cor ávida e chamativa, a beterraba é rica fonte de ferro, mineral essencial para fortalecer o organismo contra a anemia, por exemplo.

Cará: Esse tubérculo, de origem africana, é constantemente confundido com o inhame, mas, apesar de parecidos possui peculiaridades interessantes, como o sua capacidade de estimular o apetite e o crescimento muscular.

Chuchu: É um fonte natural para a hidratação, já que possui muita água em sua composição. É muito usado em dietas, por sua baixa quantidade de calorias.

Gengibre: Raiz muito usada em chás, águas e sucos, o gengibre é um ótimo alimento para quem precisa acelerar as funções metabólicas do organismo.

Inhame: Essa hortaliça tropical é tão poderosa nutricionalmente que, por muitas vezes, é usada nas composições de remédios, sobretudo, em relação à saúde feminina, para, por exemplo, aumentar a fertilidade.

VERDURAS

Alface: Outro alimento rico em água, o alface favorece a hidratação do organismo. Outro destaque desse tradicional acompanhante de saladas é sua grande concentração de vitamina K, substância responsável por fortalecer os ossos do corpo.

Alho-poró: Da mesma família do alho e da cebola, esse alimento é ótimo para ativar e fortalecer o sistema imunólogico, responsável pela defesa do organismo contra agentes externos que causam doenças e enfermidades.

Almeirão: Hortaliça muito nutritiva e de baixo valor calórico é ótima alternativa para dietas de perda de peso ou emagrecimento.

Catalonha: Rica em vitaminas e mineiras, essa verdura, por possuir um sabor amargo, precisa ser cozinhada por mais tempo que as demais. Em relação ao seus poderes, por ser fonte de cálcio, ajuda, por exemplo, a combater a osteoporose.

Escarola: Também conhecida pelo nome de chicória, a escarola possui folhas de sabor amargo e textura crocante. É fonte de Vitaminas A, B, B2, B5 e C, que dão energia e fortalecem o organismo

Repolho: Muito utilizada em receitas do dia a dia, o vegetal contém uma substância chamada "sinigrina" que, de acordo com diversos estudos, possui efeitos anticancerígenos, ajudando na prevenção do câncer de prósta, de bexiga e no cólon.

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Receitas light em calorias, Alimentos ricos em proteínas, Bebidas

Mais notícias com

Notícias: Berinjela

Faça a sua própria horta! Descubra 6 vege...

Faça a sua própria horta! Descubra 6 vegetais simples de plantar em casa

Já pensou em cultivar a sua própria horta em casa? Pouco antes do almoço, ir até o quintal ou até a sua janela e colher os temperos e hortaliças para preparar a sua receita...

Culinária árabe: Deliciosa e saudável! De...

Culinária árabe: Deliciosa e saudável! Descubra 4 benefícios dessa gastronomia

Qual é o seu prato favorito da culinária árabe? Tabule, falafel, esfirra, quibe... Dona de pratos exóticos e deliciosos, as receitas oriundas do Oriente Médio são boas...

Alimentos de maio: Alho poró, rabanete, s...

Alimentos de maio: Alho poró, rabanete, salsa... Veja 8 hortaliças desse mês!

Maio chegou! O tradicional mês das noivas e dos trabalhadores é também época de ótimos alimentos para a nossa saúde. E, dentre as principais opções da safra, destacam-se as...

Bacon vegano: Conheça versões saudáveis p...

Bacon vegano: Conheça versões saudáveis para substituir a carne de porco!

Bacon saudável existe? É possível? Sim, é! Para os veganos, vegetarianos,, ou simplesmente adeptos de uma alimentação saudável, livre da carne de porco, a gastronomia saudável...

Vegetais roxos: Cebola, beterraba, repolh...

Vegetais roxos: Cebola, beterraba, repolho, berinjela... Conheça seus benefícios

Você sabe qual é a importância dos vegetais roxos para a nossa alimentação saudável? Presença imprescindível na lista de ingredientes naturais essenciais para a nossa vida, esse...

Lanchinho da tarde: O que comer durante o...

Lanchinho da tarde: O que comer durante o almoço e o jantar? Veja 9 opções!

Hábito alimentar bem comum das pessoas, o tão tradicional e esperado lanchinho da tarde, aquela pequena refeição reservada entre o almoço e o jantar, é muito mais importante do...

50 minutos

Filé de Tilápia com legumes: Receita leve...

Filé de Tilápia com legumes: Receita leve e nutritiva para a sua semana!

Quer caprichar no tradicional almoço de final de semana e surpreender todo mundo à mesa? Para isso, a nossa sugestão é infalível: Filé de tilápia com legumes, uma explosão de...

Almoço de domingo: Veja como podemos deix...

Almoço de domingo: Veja como podemos deixar mais saudável essa tradição familiar

Domingo é dia de almoço em família! Tradição em quase todo o mundo, a reunião de pais, mães, tios, tias, avôs, avós, primos e irmãos, todos à mesa, é sinônimo de momentos...

Aproveitamento integral dos alimentos: 6 ...

Aproveitamento integral dos alimentos: 6 cascas mais nutritivas para a saúde!

Aproveitar as cascas dos alimentos pode ser mais benéfico do que você possa imaginar! Essa parte das frutas, verduras e legumes, muitas vezes jogadas fora, são ricas em...

Como deixar o macarrão instantâneo mais s...

Como deixar o macarrão instantâneo mais saudável e nutritivo? Veja dicas!

Quem nunca se rendeu à praticidade do macarrão instantâneo quando a forme aperta? Com a agilidade de ficar pronto em apenas 3 minutos, o alimento é uma alternativa rápida e...

Últimas matérias