Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sacolé de suco detox: Prático, saboroso, saudável e nutritivo! Saiba como fazer!
Guia Culinário 03/02/2017

Sacolé de suco detox: Prático, saboroso, saudável e nutritivo! Saiba como fazer!

Quem não gosta de um bom sacolé no verão? Produto tipicamente brasileiro, essa mistura de picolé e suco de frutas congeladas dentro do saquinho plástico é uma tradição nas épocas mais quentes do ano ou em festividades como o carnaval. E, para deixar a sua vontade de se refrescar ainda melhor e mais saudável, os sacolés detox são opções leves e nutritivas para a sua hidratação. Descubra os benefícios dessa iguaria e confira algumas sugestões de receitas!

Com uma variedade de cores e sabores, os sacolés de suco detox são versáteis e podem ser consumidos a qualquer hora do dia. Extremamente práticos, eles também são ricos em nutrientes importantes que ajudam a manter o nosso organismo saudável, regulado e cheio de energia para aproveitar os dias de folia. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, os sacolés são fáceis e deliciosos:

“Receita fácil, gostosa e refrescante, sem sorvetes ou picolés industrializados na nossa alimentação. O sacolé de suco detox é uma ótima alternativa, além de ser saudável, ajuda a alcalinizar o sangue, auxilia na motilidade intestinal, entre outros benefícios. O primeiro passo é sempre é higienizar bem os ingredientes, assim como o saquinho que for colocar o suco. O sacolé pode ser consumido a qualquer hora do dia, mas a melhor forma de obter os benefícios é ingerindo de manhã, em jejum, pois o organismo absorver melhor os nutrientes”, explica a profissional.

4 receitas de sucos detox que podem virar sacolé

1 – Suco verde detox: Separe 3 folhas de couve, 2 laranjas, fatias pequenas de gengibre e 200ml de água. Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque nos saquinhos de sacolé. Leve ao congelador por cerca de 4 horas.

Essa receita é essencial para turbinar a nossa imunidade, melhorar problemas digestivos, aliviar problemas respiratórios e fornecer energia para o nosso dia a dia. A couve, elemento base para a cor do suco, é um vegetal rico em vitaminas A, C, K e do complexo B, substâncias que ajudam a tornar o nosso coração mais saudável e a desintoxicar o nosso organismo.

2 – Suco vermelho detox: 1/2 beterraba fatiada, 1 cenoura fatiada e 200ml de suco de laranja ou limão. Bata tudo no liquidificador e separe em saquinhos para levar ao congelador.

O sacolé vermelho terá como base a beterraba, um vegetal rico em ferro, potássio, magnésio e vitaminas A, do complexo B e C. Seu consumo é indicado para tornar o coração saudável, diminuir os níveis da pressão arterial e fortalecer o sistema imunológico. Assim como o suco verde, ele fornece energia e elimina as toxinas do organismo.

3 – Suco amarelo detox: 1 pera, fatias de abacaxi, 200ml de água e fatias pequenas de gengibre. Bata tudo no liquidificador e coloque nos saquinhos já higienizados. Nessa receita você pode acrescentar hortelã que além de nutrientes, tornará o sacolé ainda mais refrescante.

Por ser composto por frutas altamente diuréticas, o sacolé amarelo é indicado para quem sofre com problemas de inchaço e retenção de líquidos. Em união com o gengibre, a receita ajuda a acelerar o metabolismo, fazendo com que todo o nosso organismo funcione da maneira correta.

4 – Suco detox simples: 2 maçãs médias, 2 folhas de couve, 1 laranja e 200 ml de água. Coloque todos ingredientes no copo do liquidificador e bata até ficar uma mistura homogênea. Despeje nos saquinhos para sacolé e leve ao congelador.

Fonte de fibras alimentares e poderosos agentes antioxidantes, essa receita é ideal para proporcionar o bom funcionamento do trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre, promover saciedade e diminuir os riscos das doenças cardiovasculares.

Sugestão CSV – Todas as receitas podem ter como ingrediente a água de coco, que além de acrescentar mais nutrientes, tornará a iguaria mais saborosa e refrescante. Além disso, podem ser acrescidos outras hortaliças, sementes e até grãos que só tendem a agregar benefícios para o nosso bem-estar.

Embora seja comum coarmos o suco na hora de bebermos, a nutricionista indica: “Para preparar basta fazer o suco normalmente e depois colocar nos saquinhos, não precisa coar, os resíduos que ficam são ricos em fibras que ajudam que melhoram o intestino e a prevenir as doenças cardiovasculares”, finaliza a Dra. Paola Lisboa.