Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Reeducação alimentar: A velejadora Isabel Swan revela sua dieta para emagrecer
Guia Culinário 17/06/2015

Reeducação alimentar: A velejadora Isabel Swan revela sua dieta para emagrecer

A fome de vencer alimenta todo campeão. Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2008, a velejadora Isabel Swan corre contra o tempo e, principalmente, contra a balança para emagrecer de forma saudável e buscar mais conquistas na próxima Olimpíada, no Rio de Janeiro, em 2016. Para atingir esse objetivo, a atleta, que mudou de classe a partir desse segundo semestre, aderiu uma nova dieta para perder peso e melhorar ainda mais o seu desempenho esportivo. O “Conquiste sua vida” monta para você o novo cardápio de Isabel Swan, mostrando o que um atleta de alto rendimento deve incorporar em suas refeições diárias!

Aos 31 anos, Isabel trocará a classe “470” pela “nacra”, categoria estreante em Olimpíadas e que é disputada por tripulação mista. Atualmente com 71 kg, ela precisa atingir, pelo menos, 68 kg, até o início das competições. Para isso, há dois meses, a atleta iniciou uma dieta de reeducação alimentar, orientada pela nutricionista do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Renata Parra. Nesse regime, o consumo de carboidratos é restringido, aumentando, sobretudo alimentos ricos em fibras, além da inserção de suplementos alimentares. Renata explica como foi elaborada essa alimentação.

“Ela precisa perder peso, mas, como se trata de uma atleta de alto rendimento, não pode deixar interferir o seu desempenho, pelo contrário. Hoje ela está com 71 kg e a projeção é que ela chegue a 68 kg, para competir nessa nova classe. Para isso, cortamos muito o consumo de carboidratos e enriquecemos com alimentos rico em fibras, com uma dieta moderada e regulada as suas necessidades de cada refeição, antes e depois das suas atividades físicas”, disse a nutricionista, afirmando, contudo, que Isabel não deverá ter dificuldades para atingir a meta de peso.

“O grande problema de dietas para atletas é o fim de semana, onde, na maioria das vezes, eles não treinam e quebram um pouco a rotina do organismo, e acabam comendo outras coisas. Estamos elaborando essa alimentação com mais calma, de forma gradual, para que ela se adapte com mais tranquilidade. Ela não terá problemas em conseguir chegar a esse peso. Em média, essa dieta, feita de forma regulada, faz perder de 1 a 2 kg em um mês e ela, sem muitos problemas, já perdeu 1 kg”, destacou a profissional.

Foco nos jogos: Mudança de hábitos alimentares

Focada na classificação para os Jogos Olímpicos, Isabel sabe que precisa passar por mudanças, sobretudo, em seus hábitos alimentares. Apesar das dificuldades iniciais, ela garante que chegará ao peso ideal e que brigará pela vaga olímpica. “Tenho que emagrecer para poder competir. Não é fácil. É uma adaptação que altera todo o meu condicionamento. Às vezes sinto-me mais cansada do que habitualmente, ou tenho mais fome que o normal, mas sei que é para o meu melhor desempenho. Quero chegar no melhor da forma para poder render bem nessa nova classe”, disse a atleta.

Confira a nova dieta de Isabel Swan:


– Café da manhã
(Desjejum antes do treino):

Opção 1: Suco verde ou suco de hibisco ou de melancia com beterraba. Pão integral (1 a 2 fatias) ou Tapioca (1 unidade média) com ovo mexido (1 ovo + 2 claras) ou queijo branco (2 fatias médias) + leite de soja ou de arroz (200 ml) com suplemento com canela.

Opção 2: Frutas (1 porção: 1 banana ou 5 morangos ou ½ mamão papaia + Semente de chia) Pão de forma integral. 1 fatia torrada com pasta de amendoim + mel ou melado. Café preto (até 100 ml).

Opção 3: Smothie: Fazer com água de coco ou o suco de sua preferência ou chá de hibisco ou leite de cereais (300 ml) + 2 opções de fruta apenas + folhas à vontade + cenoura ou beterraba + 2 castanhas do pará ou 5 amêndoas ou 3 nozes + Mel ou melado + suplemento alimentar.

– Lanche pós-treino: Shake com suplemento alimentar + 200 ml água. Fruta (1 porção de sua preferência) + Barrinha de cereal. Se for demorar para almoçar: Batata doce ou aipim cozido + 1 ovo cozido ou Sanduíche de pão integral com cottage e geleia.

– Almoço: Proteína: Carne ou frango ou peixe (grelhados, cozidos ou assados). Se for carne vermelha, consumir um pedaço menor. 2 claras de ovo cozidas ou 3 ovos de codorna.

Acompanhamento: Ervilha, feijão, lentilha, grão-de-bico ou vegetal C. Macarrão integral ,com molho de tomate ou no azeite) Para a salada: Alface, agrião, rúcula, espinafre, tomate, pimentão, repolho, palmito, broto de alfafa, broto de feijão, cenoura, beterraba. Para o tempero: azeite extravirgem e vinagre (opcional)

Sobremesa: 1 porção de fruta

Bebida: Não beber nada durante as refeições, após pode água, água de coco, suco natural ou suco de uva integral

– Lanche durante o treino: Isotônicos, frutas secas ou barrinha de cereais de frutas.

– Lanche pós-treinos: Sanduíche ou tapioca (com ovo mexido ou cottage) + geleia ou pasta de amendoim e mel.

– Jantar:
Opção 1:
As mesmas opções do almoço, mas sem o carboidrato.

Opção 2: Omelete de claras + meia lata de atum sólido light ou 3 colheres de sopa de frango desfiado. Pode colocar 1 colher de sopa do cottage / pasta de soja ou peixe / peito de frango. Acompanhamento: Salada crua e legumes cozidos (colocar pelo menos 4 tipos) ou sopa de legumes (ideal ter apenas 1 tipo de carboidrato (batata, inhame, aipim, macarrão).

– Ceia (opcional): Leite de soja ou de arroz (200 ml) + suplemento alimentar e canela. 2 castanhas do pará ou 5 amêndoas ou 3 nozes.

OBS: Em dias que não treina, Isabel faz dois lanches à tarde e o jantar à base de frutas e oleaginosas, ou com os mesmos alimentos com as opções do desjejum.