Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Reduzir, Reutilizar e Reciclar: Entenda mais sobre os 3 Rs da sustentabilidade!
Movimente-se 04/01/2017

Reduzir, Reutilizar e Reciclar: Entenda mais sobre os 3 Rs da sustentabilidade!

Cuidar do meio ambiente, da natureza que nos cerca, é essencial para que possamos usufruir das maravilhas que a vida nos proporciona diariamente. Desde uma simples coleta de lixo em sua casa, até aspectos maiores, feitos em coletivo, para falarmos das questões da sustentabilidade, é necessário conhecermos três “palavras mágicas”, denominadas de “os 3 R’s”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, um conjunto de ações criadas para minimizar os efeitos que causamos ao ecossistema. Conhaça a importância de cada prática e saiba como elas podem melhorar o mundo e a nossa qualidade de vida.

A palavra sustentabilidade vem do latim “sustentare” e, de acordo com o dicionário, significa: ” (..) Dar suporte a alguma condição, a algo ou alguém. Sustentar, apoiar e conservar“, ou seja, quando associamos a sustentabilidade ao meio ambiente estamos pensando em uma atitude ecologicamente correta, dando origem aos “3 R’s”, que são formas de preservar a natureza e o meio em que vivemos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os R’s vêm como forma de conscientização de consumo e reaproveitamento dos materiais:

“Os R’s fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício”, divulgou o órgão.

Entenda o significado dos 3 R’s da sustentabilidade

1 – Reduzir: O primeiro “R” está totalmente voltado ao desperdício. O Ministério do Meio Ambiente instrui a comprar os alimentos de acordo com as nossas necessidades, tornando a redução uma forma de evitar o desperdício e até de economia, já que as compras terão um volume menor do que o comum. Além disso, reduzir também está voltado a diminuição de resíduos que são descartados no meio ambiente. Exemplos de redução: Economia de energia, comprar somente a quantidade de alimentos que são utilizados e o uso consciente de água.

2 – Reutilizar: O segundo “R” da sustentabilidade está no aproveitamento dos objetos para todas as funções que lhe podem ser propostas. A reutilização está inclusa com os papéis, aonde você pode utilizá-lo para rascunho, nas garrafas pets que se tornam objeto de decoração, nas caixas de leite que podem ser cortadas e utilizadas para plantações pequenas. Outra sugestão do Ministério do Meio Ambiente é promover a doação, se tal objeto não lhe é mais útil, você pode repassá-lo para outras pessoas ou para um setor responsável por esse material.

3 – Reciclar: O terceiro e mais conhecido “R” é a reciclagem. Embora muitos programas de bairro atuem nessa transformação dos objetos, muitas pessoas ainda não separam o lixo reciclável para a coleta seletiva. Essa prática é uma das principais formas de manter o meio ambiente limpo, já que assim, diminuímos a quantidade de lixo pelas ruas e nos aterros sanitários. A reciclagem é fundamental para transformar vidros, garrafas pets, pneus e latas em novos materiais.

Repensar e recusar: Existem mais dois R’s que completam a sustentabilidade!

Para o Ministério do Meio Ambiente, mais dois R’s fazem parte das ações que compactuam para a conservação do meio ambiente. São eles:

– Repensar: A entidade propõe que os consumidores pensem antes de efetuar suas compras, evitando a aquisição por impulso. Repensar se o produto é realmente necessário e se há alguma possibilidade de reaproveitar algo que já tenha adquirido. Repensar é analisar os danos e as vantagens que o produto pode trazer para a sua vida e para o meio ambiente.

– Recusar: Esse R está relacionado a consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativo. Por exemplo, hoje em dia podemos dar preferência as “ecobags”, que substituem as sacolas plásticas que agridem o meio ambiente. Recusar está relacionado a optar por embalagens de vidro, metal ou materiais que podem ser recicláveis, diminuindo assim a quantidade de lixo. Além disso, podemos optar por empresas alimentícias que tenham compromisso com o meio ambiente.