Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Redobre os cuidados com os olhos durante o verão
Movimente-se 28/01/2015

Redobre os cuidados com os olhos durante o verão

A estação mais quente do ano exige cuidados especiais com a visão, inclusive através da nossa alimentação. A maior exposição aos raios ultravioletas do sol podem gerar uma série de danos e, ao longo dos anos, podem virar doenças sérias. De acordo com o médico oftalmologista Renato Neves, os altos índices de raios solares podem afetar a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico, e causar a degeneração macular(doença degenerativa que envolve a parte mais central da retina).

No entanto, o especialista cita outros danos causados pelo descuido com os olhos nos momentos de maior incidência solar. “O mal provocado pelo sol é cumulativo e pode levar a doenças degenerativas da retina e até mesmo provocar queimaduras na córnea”, alerta. Entre os problemas enumerados por Renato Neves estão alguns certos tipos de catarata, doença em que o cristalino fica cada vez mais opaco e leva à perda de visão progressiva e de qualidade de vida e o crescimento do pterígio, tecido que cobre a córnea progressivamente.

Para impedir o desenvolvimento dessas e de outros males, usar óculos com proteção UVA e UVB deve ser o primeiro passo. O especialista recomenda que os modelos de camelô ou vendidos em quiosques devem ser evitados. “O acessório deve ter o selo holográfico da Abiótica, que garante sua procedência”, justifica Neves.

Famílias que viajarão nessa época também devem ter atenção aos hábitos, nos dias fora de casa. O oftalmologista explica, por exemplo que, brincadeiras em caixas de areia devem ser evitadas, pois as crianças levam as mãos nos olhos constantemente. “Esses locais podem estar contaminados por urina ou fezes de animais, por isso são considerados de risco”, argumenta.

Outro lugar que demanda atenção de adultos e crianças é a piscina, com água não-tratada. O especialista conta que contrair conjuntivite nesses ambientes é bem comum. “Ela deixa os olhos bastante avermelhados e as pálpebras chegam a grudar durante a noite, dificultando abrir os olhos pela manhã”. Para os desavisados que acreditam que o excesso de cloro possa impedir o desenvolvimento de doenças, Neves afirma que o excesso da substância também compromete a saúde ocular.

Confira dicas para proteger seus olhos no verão

Lave sempre as mãos, assim você evita levar bactérias diretamente aos olhos

Não durma de óculos e deite de forma correta.

Use óculos de sol com proteção UVA e UVB

Na falta de óculos de sol, use bonés ou permaneça na sombra para evitar o desconforto ocular

Não empreste toalhas de rosto e maquiagens para a região dos olhos

Consuma bastante vitamina A

Quando sentir os olhos ressecados lave com soro fisiológico

Quem usa lentes de contato deve dar atenção especial à limpeza das lentes e ao uso continuado dentro dos prazos estabelecidos

Confira a lista de alimentos ricos em Vitamina A

Carnes:

– Fígado de aves e bovinos

Legumes e verduras:

– Cenoura

– Abóbora

– Salsa

– Broto de Alfafa

– Brócolis

– Acelga

– Escarola

– Espinafre

Frutas:

– Abacate

– Caju (conheça os seus benefícios)

– Mamão

– Manga

– Melão

– Pêssego

Veja mais