Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas com tilápia: 6 opções saudáveis para aproveitar esse peixe no almoço
Guia Culinário 23/01/2018

Receitas com tilápia: 6 opções saudáveis para aproveitar esse peixe no almoço

Dentre os diversos tipos de peixes a tilápia merece um destaque especial em nossa alimentação. Extremamente saborosa, ela pode ser utilizada das mais diferentes formas no dia a dia, acompanhando pratos sofisticados e muito nutritivos. Descubra os benefícios desse alimento e saiba como aproveitá-lo em um almoço saudável e delicioso no dia a dia.

Com baixíssima quantidade de calorias, o filé de tilápia apresenta um arsenal de nutrientes para o nosso organismo, tanto que, de acordo com o Ministério da Saúde, o seu consumo recomendado é de, pelo menos, 2 vezes na semana. Fonte de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, o alimento também possui uma grande quantidade de ômega 3, ácido graxo que é considerado uma “gordura boa” para o bom desenvolvimento do nosso corpo.

Quais são os benefícios do ômega 3 para o cérebro?

Diversos estudos apontam a eficácia do ômega 3 para a nossa saúde mental. De acordo com as pesquisas, a substância é responsável por fortalecer o cérebro e ampliar a sua capacidade, melhorando as funções cognitivas (memória, raciocínio, atenção, etc). Por isso, a ingestão de ômega 3 no dia a dia, a longo prazo, favorece o combate de doenças como o Mal de Alzheimer.

Filé de tilápia: 8 pratos saudáveis e simples de preparar para o dia a dia

Tilápia assada com crosta de castanha do Pará: Para quem gosta de um peixinho frito, a crosta de castanha do Pará é uma maneira mais saudável e menos gordurosa para dar crocância ao filé. Além disso, a presença dessa oleaginosa garante boas quantidades de fibras ao prato, dando a melhor sensação de saciedade e ajudando nos processos de digestão.

Hambúrguer de filé de tilápia com molho agridoce: Quem não adora um delicioso hambúrguer? Nessa receita, o filé de tilápia é acompanhado com o molho agridoce, trazendo um belo contraste de sabores que aguçam o paladar e dão água na boca. É uma opção extremamente funcional para o dia a dia, podendo também fazer parte de refeições intermediárias, como o lanche da tarde.

Filé de tilápia com legumes: Para quem não tem muito tempo para se dedicar na cozinha, essa refeição é uma opção muito prática de fazer em casa e para levar para o trabalho em um dia a dia normal. Acompanhado de um mix de legumes (berinjela, cenoura e abobrinha), a tilápia potencializa as suas propriedades nutricionais, principalmente em relação às vitaminas A, B e C, que ajudam a acelerar as reações metabólicas do organismo, favorecendo o emagrecimento saudável.

Tilápia em crosta de sementes com spaghetti de abobrinha: Você sabia que o espaguete é um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros? Sim, é. Mas, para quem busca evitar o consumo excessivo de massas no dia a dia, o macarrão de legumes é uma alternativa incrível. Além disso, banhado com crosta de sementes, a tilápia ganha uma crocância saborosa ao seu filé.

Filé de tilápia ao molho de laranja com arroz primavera: Completar o sabor da tilápia com molhos de frutas também é uma sábia decisão de quem tem o paladar apurado. A presença ácida da laranja, deixa o peixe ainda mais delicioso e rico em vitamina C, componente antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, esse filé é acompanhado pelo arroz primavera em que nossa receita é feito com arroz integral, mais saudável e rico em fibras alimentares.

Filé de tilápia com tomate e alcaparras: Mais um prato funcional para contribuir com o seu cardápio da semana. A combinação de tomate e alcaparras é interessante não só em relação ao sabor, mas também às questões nutricionais. Unidos, os dois potencializam as quantidades de agentes antioxidantes, que ajudam a desinchar o corpo.