Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Rapel: Conheça esse esporte de aventura e os seus benefícios para a saúde!
Movimente-se 31/05/2017

Rapel: Conheça esse esporte de aventura e os seus benefícios para a saúde!

Força, técnica e muita concentração para superar os limites! Essas são as premissas fundamentais para quem deseja praticar ou já pratica o rapel. O esporte, cada vez mais em evidência, é procurado pelas pessoas que buscam uma atividade radical em contato direto com a natureza, e que também ofereça diversos benefícios, tanto para a mente quanto para o corpo. Saiba mais!

Se pendurar por uma corda e escalar montanhas, cachoeiras, grandes pedras e até viadutos, parece algo difícil, muito arriscado, e que não é coisa para todo mundo fazer, não é mesmo? Porém, hoje em dia, as possibilidades de praticar o rapel aumentaram consideravelmente para pessoas de todas as idades. Sob a orientação e auxílio de instrutores especializados e utilizando equipamentos semelhantes aos usados no alpinismo (cordas, roupas, capacete, luvas e tênis), a atividade, segundo o instrutor Clayton Santos da Silva, é extremamente segura e acessível:

“O Rappel é uma atividade vertical por cordas e equipamentos próprios, geralmente praticada ao ar livre em montanhas, etc. As empresas deste segmento, o participante terá total segurança com profissionais qualificados para conhecer o Rapel e seus benefícios. Mas, após seus primeiros contatos, os participantes já podem iniciar um curso de Rapel, o qual estará habilitado para praticar Rapel com total segurança em qualquer lugar! Sendo muito utilizado como esporte de aventura, integrada com outras atividades como trilhas e tirolesas ou como táticas militares”, explica o profissional destacando, abaixo, os principais benefícios do esporte:

4 Benefícios do Rapel para sua saúde

1 – Controla a ansiedade: O esporte precisa de concentração, controle da respiração e atenção em todos os momentos da prática, fazendo com que sejam evitados picos de ansiedade. Além disso, com a prática constante, é possível controlar o sentimento de forma mais natural, trazendo para o dia a dia.

2 – Melhora a coordenação motora: Atenção onde segura, onde pisa, no controle da corda e por aí vai… Praticar rapel ajuda a tornar mais fácil a coordenação motora dos nossos membros superiores e inferiores, além de transformar as ações cada vez mais precisas.

3 – Aumento da força muscular: Durante a prática esportiva, todos os membros do corpo são movimentados, ajudando a fortalecer os ossos e músculos, além de proporcionar flexibilidade para todo o corpo.

4 – Reduz o estresse: Estar em contato com a natureza ajuda a tranquilizar e acalmar os ânimos! Além disso, praticar exercícios físicos ajuda na liberação da serotonina, hormônio do bem-estar, conhecido por amenizar os sintomas do estresse.

Cuidados importantes: Há restrição para o rapel?

Segundo o instrutor, algumas dicas são de suma importância para a eficácia da prática e a segurança do praticantes. Confira:

– Sempre usar capacete;

– Utilizar tênis ou algum calçado com bastante aderência;

– Utilizar luvas

– O uso de calça ou bermuda será determinado pelo local onde o Rappel será praticado

– Protetor solar é sempre um bom companheiro

– Beber bastante água

Restrição – Segundo, o instrutor, o Rappel por ser uma atividade que envolve adrenalina e fortes emoções acaba sendo contra indicado para pessoas que tenham problemas de coração; tomam remédios controlados ou tenham graves limitações de movimento. “Fora isso o Rappel é indicado para todas as idades a partir dos 6 anos”, finaliza o profissional.

* Clayton Santos da Silva é instrutor de Rappel Nível 1 (com técnicas verticais, acesso por cordas, resgate em alturas, nós e amarrações e técnicas militares). O profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato e outras informações. Rappel Brothers é localizada no Morro do Maluf, Guarujá/SP com 47 metros de altura.

Produtos relacionados