Quibe de abóbora recheado com espinafre e cottage

Quando falamos em quibe, logo nos à mente aquele delicioso salgado da culinária árabe, feito com carne e recheios diversos. Mas, adaptando para a nossa alimentação saudável, a sugestão de receita para essa semana é uma versão de quibe bem diferente, mas não menos saborosa: o quibe de abóbora recheado com espinafre e cottage é uma opção rica em fibras alimentares e proteínas para o lanche de pessoas vegetarianas.

Essa receita é uma boa alternativa para encher o seu organismo de nutrientes importantes para melhorar a qualidade da sua alimentação. Preparado com ingredientes livres de glúten, o quibe funcional também se torna ideal para fazer parte do cardápio das pessoas celíacas, aquelas que possuem intolerância ou alergia à substância e precisam ter atenção à presença do glúten nas receitas.

Abóbora, espinafre e cottage: quais são os benefícios desses alimentos para a saúde?

Abóbora: Também chamada de moranga em alguns estados do Brasil, a abóbora é um alimento versátil e de pouquíssimas calorias, sendo recomendada para uma dieta de pessoas que desejam perder aqueles indesejáveis quilinhos. Possui baixo Índice Glicêmico sendo também indicada para diabéticos, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Espinafre: Pertencente do grupo dos vegetais verde-escuros, o espinafre é o tipo de alimento que quanto mais presente, melhor. Rico em vitamina C, as folhas são fundamentais para fortalecerem o sistema imunológico e deixarem o organismo livre de enfermidades. Também é possível encontrar bons níveis de vitamina A, nutriente responsável por melhorar a saúde dos olhos, prevenindo assim a degeneração macular causada pelo envelhecimento.

Cottage: O queijo magro mais recomendado para o plano alimentar equilibrado, é uma fonte incrível de cálcio, mineral essencial para manter nossos ossos, músculos e dentes saudáveis e fortalecidos. Vale destacar também que o cottage possui uma quantidade considerável de vitamina D que, aliada com o cálcio, ajuda na prevenção do câncer de mama e torna o nosso organismo ainda mais saudável.

A quinoa traz a quantidade ideal de proteínas

Conhecida por ser um "superalimento", essa qualidade já diz muito sobre os benefícios da quinoa. O grão é rico em fibras alimentares que ajudam a trazer a sensação de saciedade, favorecem o trânsito intestinal e também beneficiam a saúde do coração. A quinoa ainda é fonte de fitoestrogênios, nutrientes naturais que tornam a vida da mulher mais fácil, aliviando os sintomas da TPM e da menopausa.

Dentre seus benefícios também podemos destacar o fornecimento de energia para o corpo e, por ser fonte de agentes antioxidantes, a quinoa previne as ações dos radicais livres e retarda o envelhecimento precoce das células do organismo.

Pegue um papel e uma caneta, anote os ingredientes e corra para o mercado para adquirir os ingredientes. Depois é só acompanhar o modo de preparo e se deliciar com o quibe de abóbora recheado com espinafre e cottage. Experimente!

Modo de Preparo:

1 - Cozinhe a quinoa de acordo com as instruções da embalagem.

2 - Tempere a água com o sal, a pimenta e a cúrcuma.

3 - Deixe esfriar e misture com o purê de abóbora. Reserve.

4 - Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e refogue o espinafre.

5 - Tempere com um pouco de sal.

6 - Retire do fogo, adicione o queijo tipo cottage e misture.

7 - Em um refratário, untado com um pouco de azeite, coloque metade da quinoa com a abóbora, distribua o recheio e cubra com o restante da quinoa com a abóbora.

8 - Regue com um fio de azeite e por cima espalhe a castanha do Pará e a farinha de linhaça dourada.

9 - Leve ao forno pré aquecido a 200ºC por 20 minutos.

10 - Coloque o iogurte sobre papel toalha em uma peneira e deixe o soro escorrer por aproximadamente 30 minutos.

11 - Sirva o quibe com o iogurte temperado com um pouco de azeite e sal.

12 - Sirva com limão.

Informação nutricional

Informação nutricional
Quantidade por porção % Valor diário
Valor energético 219Kcal 11
Carboidrato 29g 10
Proteína 9g 12
Gorduras totais 7,5g 14
Gorduras saturadas 0,6g 3
Sódio 166mg 7
Colesterol 2mg 1
Fibra alimentar 3,5g 14
Vitamina A 207mcg 35
Vitamina D 0mcg 0
Vitamina C 5,4mg 12
Cálcio 123mg 12
Ferro 2,6mg 19

Ver mais: Receitas, Alimentos ricos em fibras, Alimentos sem glúten, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em proteínas, Sem colesterol, Vitamina A

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