Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Quer incrementar o crepe? Veja 5 formas de deixá-lo mais nutritivo e saboroso
Guia Culinário 04/09/2018

Quer incrementar o crepe? Veja 5 formas de deixá-lo mais nutritivo e saboroso

De origem francesa e com uma massa muito parecida com a da panqueca, o crepe é uma ótima opção de lanche – e, dependendo do acompanhamento, serve até para a hora do almoço! Feito com farinha de trigo, leite e ovos, ele é versátil e pode aparecer com os mais variados recheios, dos doces aos salgados.

Algumas opções já são clássicas para o prato – como queijo e presunto, frango com catupiry e banana com canela, por exemplo. Mas que tal apostar em alguns ingredientes diferentes para dar uma variada no recheio ou até mesmo no preparo da massa? Veja nossas dicas!

1. Acrescente canela na massa para deixar o crepe doce com um sabor a mais

A massa tradicional de crepe é feita com farinha de trigo, leite e ovos. Mas, quando a ideia é dar uma variada, você pode – e deve! – adicionar algum ingrediente extra para deixar a receita com um toque diferente e com um sabor que seja mais do seu agrado.

Para quem curte o sabor da canela, uma boa dica é acrescentar a especiaria durante o preparo da massa do crepe doce. Depois, é só escolher os ingredientes da sua preferência para montar o recheio – como banana e baunilha, por exemplo.

2. Massa do crepe salgado pode ficar ainda mais saborosa e nutritiva com manjericão ou beterraba

Já para incrementar a massa do crepe salgado, uma boa opção é acrescentar um pouco de manjericão ou beterraba à mistura de farinha, leite e ovos. O segredo para definir a quantidade necessária para cada receita é pensar em como você quer o sabor e a cor da massa – quanto mais forte/colorida, mais manjericão/beterraba.

Como o sabor característico do manjericão cai bem com diferentes combinações, nem precisa pensar muito na hora de decidir o recheio do seu crepe salgado: você pode escolher desde o clássico queijo e presunto à versões mais exóticas, como a de brócolis com queijo. Já para a de beterraba, uma boa combinação para o recheio é unir frango desfiado com cenoura.

3. Que tal um crepe com inspiração mexicana? Acrescente guacamole e bico de gallo para incrementar o recheio de carne

Para os fãs de comida mexicana, uma boa opção para tirar o crepe recheado com carne do básico é acrescentar alguns ingredientes dos pratos típicos dessa culinária – como o guacamole e o bico de gallo. Além de deixar o lanche mais interessante, a dica é uma boa pedida por permitir que esses conhecidos recheios dos nachos e burritos sejam consumidos de uma forma diferente. O guacamole é feito com abacate, limão e sal; já o bico de gallo leva tomate, cebola roxa, pimenta, alho, coentro e limão.

4. Deixe o crepe de queijo e peito de peru mais gostoso com um pouco de requeijão

Além da opção de variar a massa clássica, para deixar o crepe de queijo minas e peito de peru – alternativa fit ao queijo com presunto – com um gostinho a mais, que tal adicionar mais algum ingrediente para preparar o recheio? O requeijão light, por exemplo, funciona muito bem com esses dois frios, acrescentando mais sabor e um toque cremoso ao lanche. Se desejar, você também pode colocar algumas rodelas de tomate para completar a receita.

5. Salpique amêndoas no recheio dos crepes doces

Uma dica bem simples para deixar os crepes doces com um gostinho a mais é salpicar um pouco de amêndoas na parte do recheio. Além de garantir um toque mais crocante, essa oleaginosa também conta com vários benefícios para a saúde: faz bem para o coração por ajudar a diminuir o colesterol ruim, tem antioxidantes que ajudam a combater as células cancerígenas e ainda tem fibras que ajudam a garantir uma melhor digestão.