Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Queijo minas, ricota e cottage: qual a diferença entre os tipos de queijo?
Guia Culinário 20/02/2018

Queijo minas, ricota e cottage: qual a diferença entre os tipos de queijo?

Queijos são muito saborosos e fazem parte da dieta da maior parte das pessoas não-veganas. Eles podem aparecer em saladas, molhos, sanduíches, pratos quentes e até doces. Todos os queijos são uma fonte de proteína e têm nutrientes importantes para a saúde. Mas, se você busca uma alimentação saudável, o ideal é optar pelos queijos brancos, que contém menores índices de gordura e de calorias e trazem mais benefícios para o nosso organismo que os queijos amarelos. Os queijos brancos também são conhecidos como queijos frescos e os mais consumidos são o queijo minas, a ricota e o cottage, mas – ao contrário do que algumas pessoas pensam – eles não são todos iguais. Você conhece as diferenças entre cada um deles? Confira.

Queijo minas

Embora seja bem menos calórico que os queijos amarelos, ainda tem mais calorias que a ricota e o cottage. Uma fatia de 50 gramas desse queijo tem, em média, 132 calorias e também tem mais gorduras totais que as outras duas opções, embora apresente baixo teor de gorduras saturadas. A quantidade de proteínas presentes no queijo minas é ligeiramente maior que nos outros queijos, embora a diferença seja pequena. O maior benefício nutricional desse tipo de queijo é a quantidade de cálcio, que é quase três vezes maior que o da ricota e dez vezes maior que o teor de cálcio do cottage. Por isso, o queijo minas é muito indicado para idosos, que são mais suscetíveis a problemas ósseos, como a osteoporose. Mas é preciso prestar atenção, já que o teor de sódio nesse queijo também é maior que em outros queijos brancos.

Ricota

Na verdade, a ricota não é um queijo. Isso porque ela é feita usando o soro do leite e não o coalho, como a maior parte dos queijos. Mas ele apresenta características e valores nutricionais parecidos com alguns queijos brancos e, por isso, pode ser comparada a eles. É a favorita de quem busca uma alimentação mais saudável, já que contém o menor índice de sódio e poucas calorias. A ricota também conta com um alto teor de cálcio e é a mais rica em potássio dentre os três. Por ter um sabor mais suave, é muito indicada para receitas doces ou aquelas em que o gosto do queijo não deve sobressair.

Cottage

É o queijo branco de menor teor calórico e com menos gorduras, ideal para pessoas que buscam uma dieta de emagrecimento. Em vez de ser firme como os outros dois, o cottage se parece com uma pasta com pedaços – mas a textura diferente não faz com que ele seja menos saboroso. Esse queijo leva menos leite em sua composição, por isso tem menos cálcio. Por outro lado, ele é o mais indicado para pessoas com algum grau de intolerância a lactose ou com problemas intestinais, já que ajuda a regular a flora intestinal.