Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Queda de cabelo? Descubra o que comer para ter fios lindos!
Guia Culinário 18/05/2015

Queda de cabelo? Descubra o que comer para ter fios lindos!

Fios fortes, bonitos, sedosos e brilhantes. Poderia ser mais uma propaganda de xampu, mas não é. Estamos falando de bons hábitos alimentares. Motivo de preocupação estética entre homens e mulheres, a saúde dos cabelos também está diretamente ligada à alimentação. Para evitar quedas, auxiliar e acelerar o crescimento capilar, uma dieta eficaz e equilibrada apresentará os nutrientes necessários para manter o couro cabeludo, naturalmente, saudável.

Nessa época do ano – período outono/ inverno – em média, os fios de cabelos crescem aproximadamente um centímetro por mês. Ao seguir uma alimentação rica, saudável, variada e com os alimentos da estação, os nutrientes auxiliarão, não só no processo de crescimento, como, inclusive, na diminuição das quedas. A nutricionista Duane Braga analisa a importância da reeducação alimentar para o desenvolvimento capilar.

“Uma alimentação completa e variada em nutrientes, principalmente vitaminas e minerais, auxilia no fortalecimento das fibras capilares. É necessário comer diariamente fontes de vitaminas C e biotina, pois nós não acumulamos eles em nosso organismo. O resultado é a longo prazo, mas é muito mais eficaz para manter a saúde dos fios, pois, ao contrário dos produtos, ao ingerir os alimentos nós nutrimos naturalmente o corpo de dentro para fora”, disse a nutricionista, enfatizando a importância das pessoas consultarem profissionais da área, antes de consumir suplementos ou produtos químicos.

Uma boa avaliação nutricional observa o paciente de uma forma global. A saúde da pele, unhas e cabelo fazem parte dessa avaliação. Assim podemos identificar as deficiências de vários nutrientes necessários. Existem suplementos também que são próprios para essa finalidade, mas o ideal é, antes disso, modificar a alimentação e, de forma gradual, introduzir esses produtos”, finalizou.

Nutrientes fundamentais para o corpo!

A ingestão de nutrientes, como ferro, magnésio, vitamina A e C, proteínas, aminoácidos, entre outros, são essenciais para a formação e fortificação dos fios capilares. O processo de nutrição, oxigenação e estimulação do aparelho pilo sebáceo auxilia muito o crescimento dos fios. Além disso, é de suma importância manter a hidratação do organismo. O ideal é beber de 8 a 10 copos de água por dia.

Nutrientes que fortalecem a saúde do cabelo!

Ferro: Encontrado em alimentos como: carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão, a deficiência desse mineral pode causar queda de cabelo.

Zinco: Estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.

Magnésio: É essencial para formação de proteínas que constitui os fios, assim como a queratina. Ele pode ser encontrado na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.

Potássio: Mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.

Cobre: Ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Principais fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.

Cálcio: A falta do mineral deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.

Proteínas: Estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados, grãos.

Vitamina C: Antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células do fio. Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.

Vitamina E: Previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.

Ômega 3 e o ômega 6: Eles hidratam e dão força e brilho aos fios. Suas principais fontes são: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja, canola e milho.