Quantos copos de água eu devo tomar por dia? Veja como se hidratar corretamente

Você já se lembrou de tomar água hoje? Se hidratar é sinônimo de manter o corpo equilibrado e funcionando da maneira correta, por isso, é importante estarmos atentos às quantidades ingeridas, principalmente em dias mais quentes. Descubra a medida certa para bebermos água, de acordo com as necessidades de cada um, e conheça boas formas de hidratação com outras bebidas naturais e nutritivas.

Segundo dados da OMS, Organização Mundial de Saúde, para um adulto saudável, é recomendado o consumo de dois litros de água por dia, o equivalente a 10 copos de água de 200 ml cada. Porém, segundo a nutricionista Daniella Chein, para calcular a quantidade exata da bebida, é importante fazer um cálculo individual, de acordo com o peso de cada um:

"O ideal de quantidade de água por dia são 35 ml de água por quilo de peso para um adulto saudável. Claro que não são todos que conseguem, mas o importante é ingerir o máximo que conseguir. Principalmente no verão, é muito importante para não desidratar. Pode ser água mineral, de coco, suco natural da fruta ou até frutas mais ricas em água, como a melancia, por exemplo", explica a nutricionista.

Água potável, sucos, chás: quais são as melhores formas para se hidratar?

1 - Água: A maneira mais popular e tradicional de manter o corpo hidratado é a "bebida universal". A água compõe cerca de 60% do nosso organismo, se tornando essencial para a formação das células, equilíbrio hormonal e regulação da temperatura do corpo. Por isso, o ideal é separar uma garrafinha e tê-la sempre junto de você, para beber água sempre quando possível.

Uma versão interessante para inovar nessa hidratação são as águas saborizadas, que trazem novos sabores para o dia a dia. Por exemplo: água com hortelã, com alecrim, gengibre ou com pedaços de frutas.

2 - Suco de frutas: Quando feitos com polpas de frutas ou com as frutas em sua versão original, essas bebidas também são boas alternativas para hidratar o corpo. Isso acontece porque esses alimentos também possuem bons níveis de água em sua composição e ainda garantem a ingestão de vitaminas e minerais que tornam o organismo ainda mais nutrido.

3 - Água de coco: Saborosa e refrescante, a água de coco é uma boa opção para hidratar e, de quebra, encher o corpo de minerais. Essa bebida é rica em potássio, cálcio e magnésio, além de conter baixo teor de sódio e ser pobre em calorias, tornando a bebida essencial para uma dieta equilibrada e para controlar os níveis da pressão arterial.

4 - Frutas: Assim como os sucos, as frutas in natura também são indicadas para suprir a necessidade de hidratação do organismo. As frutas mais indicadas para essa hidratação são: melancia, melão, goiaba, banana, abacaxi, maçã e morango, optando sempre que possível pelas versões orgânicas desses alimentos.

5 - Chás: Quentes ou gelados, os chás verdes, brancos ou qualquer outro de sua preferência também ajudam a hidratação. No verão, as versões geladas garantem refrescância e, nos dias de temperaturas mais baixas, a bebida quente vai ajudar a esquentar o corpo. Os chás ajudam a gerar energia, facilitam a digestão e ainda podem favorecer o emagrecimento saudável.

Isotônicos também podem ser opções saudáveis para hidratação de atletas

Para os praticantes de atividades físicas regulares, as bebidas isotônicas ajudam a alcançar a necessidade de água do organismo e ainda vai repor os sais minerais perdidos com o suor. Possuem bons níveis de carboidratos e, consequentemente, garantem ainda mais energia para a prática do esporte.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

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