Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Qual o melhor tipo de pilates? Saiba mais sobre as suas diferentes modalidades
Movimente-se 04/07/2018

Qual o melhor tipo de pilates? Saiba mais sobre as suas diferentes modalidades

O pilates é uma atividade física que tem o objetivo de trabalhar tanto a mente quanto o corpo. Desde que foi popularizado por aqui, ganhou adeptos de todas as idades que queriam uma alternativa à musculação e a outros treinamentos aeróbicos para se exercitar. Mas, apesar de ser bem conhecido, o que muita gente ainda não sabe é que ele possui 6 modalidades diferentes – Original, Contemporânea, Funcional, Aérea, Power Pilates e Neopilates -, com cada uma atendendo a necessidades específicas para diferentes objetivos e rotinas. Saiba mais detalhes sobre todas elas:

Pilates Original segue exatamente os conceitos estabelecidos pelo criador do exercício

Como o próprio nome já indica, essa modalidade do pilates segue exatamente os conceitos estabelecidos pelo seu criador, o alemão Joseph Pilates. Nesse método, inicialmente chamado por ele de Contrologia, os exercícios são divididos entre Iniciante, Intermediário e Avançado, e os praticantes vão passando por todos eles conforme avançam nas habilidades. Não dá para ir para a “segunda fase” sem aprender todos os movimentos da primeira com perfeição, por exemplo. Além dos movimentos para fortalecer a musculatura e melhorar a respiração e postura, os aparelhos utilizados também são os mesmos da época em que o exercício foi criado – como o reformer, o small barrer e o cadillac.

Pilates Contemporâneo mantém os princípios do Original, mas adiciona novos materiais

Com o passar dos anos, a forma clássica do pilates acabou passando por variações – e, assim, surgiram novas modalidades além da Original. Uma delas é a Contemporânea, a mais utilizada pelos praticantes dessa atividade física no Brasil. Nela, os princípios de respiração, movimento, postura e consciência corporal definidos pelo criador Joseph Pilates continuam os mesmos. No entanto, em vez de se limitar apenas aos aparelhos que eram usados no método padrão do exercício, também conta com novos acessórios – como Bola Suíça, Overball, faixas elásticas e halteres. Outra diferença é a flexibilidade: no lugar das três modalidades com séries fixas, o pilates Contemporâneo permite que o praticante escolha uma sequência de exercícios que respeite seus limites e, ao mesmo tempo, consiga atender aos seus objetivos.

Pilates Funcional individualiza o praticante e trabalha com o aumento da frequência cardíaca

Uma das principais características do pilates funcional é a individualização do praticante – ou seja, ele cria uma série personalizada levando em conta cada perfil, objetivo e condicionamento. Nesse quesito, dá até para dizer que ele se parece com o Contemporâneo, mas outros detalhes os diferenciam – como a presença de exercícios que aumentam a frequência cardíaca ao mesmo tempo que trabalham equilíbrio, postura e disposição física. Além dos aparelhos presentes na versão original do pilates, o Funcional ainda utiliza os extras que também fazem parte da prática do Contemporâneo.

Pilates Aéreo é um dos mais indicados para definir o corpo

Como já dá para ter uma ideia só pelo nome, essa versão do pilates conta com exercícios feitos com o praticante suspenso total ou parcialmente no ar – contando, além dos aparelhos clássicos, com a ajuda de um balanço próprio para a prática, o chamado Columpio. Por exigir muita força e esforço dos praticantes, é o mais indicado para quem busca uma atividade aeróbica que ajude a definir o corpo ou que goste da ideia de se exercitar com tarefas mais desafiadoras, que até lembram as aulas de circo.

Power Pilates é substituto ideal da musculação

Dentre as diferentes modalidades da atividade, o Power Pilates aparece como o substituto perfeito da musculação. Isso ocorre porque, além de entregar todos os benefícios corporais já conhecidos na versão original, ele também garante mais condicionamento físico e queima de calorias por propor exercícios mais enérgicos e sem muito descanso. Além disso, também tem a vantagem de trabalhar bastante a respiração por conta da frequência e da intensidade dos exercícios.

Neopilates é a modalidade mais desafiadora e a que mais queima calorias

Criado no Brasil pela fisioterapeuta Amanda Braz, o Neopilates é considerado o mais desafiador dentre as seis categorias. Isso se deve ao fato dele contar com exercícios intensos que trabalham força muscular, flexibilidade e equilíbrio ao mesmo tempo para que as calorias do corpo sejam devidamente queimadas.

Assim como as demais modalidades, os equipamentos clássicos não deixam de fazer parte da prática. No entanto, outros aparelhos e acessórios também são usados para que os exercícios – que são uma espécie de mistura do neopilates funcional com o áereo – sejam executados. Entre eles, estão a cama elástica, o slackline, o disco de propriocepção e a Medicine Ball.

Veja mais