Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Qual o melhor horário para almoçar? Descubra se você come na hora certa
Guia Culinário 04/10/2018

Qual o melhor horário para almoçar? Descubra se você come na hora certa

Você é do tipo que almoça sempre no mesmo horário ou tudo vai depender da sua fome ou rotina do dia? Afinal, será que existe uma hora certa para fazer essa refeição ou está liberado adaptá-la de acordo com o dia a dia de cada um? Para esclarecer essas e outras dúvidas, conversamos com a nutricionista Jéssica Pimentel sobre o assunto.

Horário de almoço varia de acordo com o organismo de cada um

Muita gente tem o hábito de se preparar para o almoço assim que o relógio marca 12h, enquanto outras não conseguem almoçar antes de 14h por demorarem a sentir fome depois do café da manhã. Mas será que existe certo ou errado nessa história ou é possível adaptar o almoço de acordo com a própria rotina? Segundo a nutricionista Jéssica Pimentel, acertou quem apostou na segunda opção: “Não existe uma recomendação universal para o horário mais adequado para almoçar. Isso porque cada organismo é único e vai ter uma resposta. Chamamos isso de individualidade bioquímica”, esclareceu.

De acordo com ela, graças à essa habilidade que cada um tem, o próprio corpo consegue dar os seus sinais e mostrar quando está com fome – e é a partir disso que o melhor horário para a refeição pode ser definido. No entanto, a profissional ressalta que existe uma linha de estudos ainda não validada, chamada de crononutrição, que pesquisa se é possível considerar um melhor momento para almoçar independentemente desses alertas.

Qualidade do café da manhã pode influenciar a hora do almoço

Não é por acaso que o café da manhã é considerado a principal refeição do dia: é ele quem fornece os nutrientes que o nosso corpo precisa para que ganhe a energia necessária para cumprir todas as tarefas que tem pela frente.

Como o horário em que cada um acorda é o que define o momento em que o café da manhã é feito, fica a dúvida se a hora do almoço deve ser ajustada de acordo com ele – mas, de acordo com a nutricionista, cada caso é um caso. “Seguindo a linha da individualidade bioquímica, algumas pessoas vão tomar café da manhã e não ficarão com fome até a hora do almoço, mas outras antes de chegar na hora do almoço vão estar como fome. Cada organismo vai ditar seu ritmo de funcionamento”, aponta.

Além disso, a profissional também explica que a qualidade dos alimentos consumidos no café da manhã vai influenciar no horário em que a fome para o almoço vai aparecer. “Se é um café com má densidade nutricional, pobre em nutrientes, a pessoa vai sentir fome rapidamente”, alerta.

Pular o almoço? Nem pensar! Refeição é indispensável para fornecer nutrientes importantes para o organismo

E quando o dia está tão corrido que você acaba passando muito do horário em que costuma almoçar: será que é melhor ignorar a refeição e ir direto para o lanche da tarde ou é preciso parar para almoçar mesmo assim? Segundo a nutricionista, o ideal é não deixar o almoço de lado para que o corpo não acabe perdendo os nutrientes que precisa para ficar forte e saudável – como carboidratos, proteínas, gorduras de qualidade, vitaminas, minerais e compostos bioativos. “Pulando o almoço, ou substituindo por um lanche, frequentemente deixamos de fornecer para o nosso organismo esses nutrientes que vão garantir o desempenho de todas as funções que necessitamos”, diz.

No entanto, em situações em que realmente não for possível almoçar – como em casos de restaurantes fechados, por exemplo -, ela recomenda um lanche leve e saudável para aguentar a fome até a hora do jantar.

Veja mais