Qual é a melhor forma para esquentar comida no micro-ondas? Descubra!

5, 10, 15, 20 minutinhos no máximo e... "PI!, PI!, PI!", a comida está pronta! É incrível a praticidade que os micro-ondas dão ao nosso dia a dia, não é mesmo? Seja para esquentar alimentos congelados ou para aquecer aqueles pratos feitos na hora, o aparelho, já um tradicional componente das nossas cozinhas, é sinônimo de rapidez, versatilidade e, cada vez mais, qualidade às refeições.

Pois é, foi-se a época que o uso do micro-ondas era apenas preparar pipocas. A funcionalidade do aparelho se tornou muito maior e cada vez mais importante, como preservar as comidas por mais tempo e, claro, otimizar o tempo na cozinha. No entanto, segundo a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, apesar da praticidade e de quase todo mundo saber usa o aparelho, ainda é necessário ter alguns cuidados na hora de utilizar o forno:

"Use utensílios de vidro ou plástico livre de Bisfenol A. Alguns plásticos, ao serem aquecidos, podem liberar substâncias com potencial cancerígeno para o alimento, por isso, é importante ter atenção quanto ao tipo de recipiente usado. Alumínio, metal e louças com detalhes dourados ou prateados podem provocar explosões", alerta a profissional que disponibiliza algumas dicas para utilizar o micro-ondas. Confira.

5 Dicas para esquentar comida no micro-ondas de forma saudável

Além de um potinho ideal, outros cuidados são necessários para aumentar o tempo de vida útil do eletrodoméstico e garantir que a comida não perca os nutrientes durante o aquecimento. Veja:

1 - Líquidos ao serem aquecidos devem ter cuidado especial: Seja água, sopa ou qualquer outro tipo de alimento líquido, após o aquecimento devemos abrir levemente a porta do micro-ondas e deixar por uns segundos antes de tirá-lo do aparelho. "O choque de temperatura pode espirrar líquido e causar queimaduras", explica Patrícia.

2 - Alimentos que tem casca ou pele precisam ser furados: Antes de colocar o alimento no micro-ondas é preciso que ele tenha pequenas aberturas para que não exploda, já que o aparelho, diferentemente do forno convencional, não cozinha o alimento de dentro para fora, as ondas de calor vão diretamente no alimento.

3 - Use potes de plástico livre de BPA: O Bisfenol A ou BPA, como é chamado, é uma substância química utilizada na elaboração dos produtos de plástico. O Bisfenol, quando aquecido, pode ser transferido para a refeição e causar danos à saúde, como câncer e aborto. As embalagens atualmente vêm indicando se há a presença da substância. Caso haja dúvida, dê preferência pelo vidro.

4 - Tampe as refeições: Geralmente, os fornos de micro-ondas mais modernos vêm acompanhados de uma tampa plástica com alguns furos ou você pode improvisar uma. Tampar o prato é ideal para impedir que as ondas de calor cheguem diretamente na comida.

5 - Deixe o equipamento sempre limpo: Para garantir a higiene do aparelho, sempre que utilizá-lo passe um pano úmido, retirando os respingos que acontecem. Além disso, quando esquentar uma comida que o cheiro seja muito forte, como peixe, por exemplo, após o aquecimento deixe o micro-ondas aberto por um tempo, assim, quando for utilizá-lo novamente, não terá cheiro de outro alimento.

*Patrícia Bertoni (CRN 101586) é nutricionista especializada em gestão de qualidade e segurança de alimentos e atua na prescrição de fitoterápicos e suplementação. Formada pela UNIRIO, a profissional disponibiliza suas redes sociais para contato e informações:Instagram

Ver mais: Alimentação saudável, Sopa

Últimas matérias