Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Qual a diferença entre uva passa branca e preta? Veja as vantagens de cada uma
Guia Culinário 08/05/2018

Qual a diferença entre uva passa branca e preta? Veja as vantagens de cada uma

Embora nos últimos tempos tenha surgido na internet um movimento contra a uva passa não há como negar que ela possui admiradores fiéis. Verdade seja dita, eles são pessoas de sorte, já que ela possui diversos benefícios, e além de servir como ingrediente em várias receitas ainda pode ser consumida na sua forma in natura, se tornando um lanche bem nutritivo.

A grande questão é que há dois tipos de uva passa: a branca e a preta. Mas afinal, qual a diferença entre elas? Em primeiro lugar é preciso destacar que elas possuem muitos benefícios em comum. Portanto, seja lá qual for a sua favorita saiba que seus principais pontos positivos estarão presentes. Saiba quais são eles:

Como outras frutas secas, a uva passa é rica em fibras

É importante lembrar que a uva passa nada mais é do que uma fruta seca, e elas, de uma forma geral, são ricas em fibras. E este caso não é uma exceção. A passa ajuda a regular o intestino, fazendo com que ele absorva melhor os seus nutrientes e evitando problemas como a prisão de ventre e a diarreia. Além disso, as fibras aquela sensação de saciedade, que evita que a pessoa coma mais do que o seu corpo necessita para ficar bem.

Uva passa engorda?

Embora as fibras evitem aquela sensação de inchaço no corpo e deem saciedade, isso não significa que a uva passa tenha poucas calorias. Consumi-la em poucas porções pode sim ajudar no processo de emagrecimento, mas se a quantidade for exagerada elas farão a pessoa engordar. Isso porque possuem uma grande quantidade de frutose, que nada mais é do que um tipo de açúcar. Pois é, elas são muito calóricas, e portanto se enquadram na lista de alimentos que parecem low carb, mas não são. Ao mesmo tempo, dão mais energia devido à combinação de frutose e glicose, o que significa que se você pratica exercícios a uva passa poderá ajudá-lo a ter disposição para queimar gordura mais rápido.

É rica em vitaminas e minerais

A uva passa também possui diversos minerais, que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo de diferentes formas. O cálcio e o boro, por exemplo, ajudam a deixar ossos e dentes mais fortes. Já o ferro atua na produção de enzimas que estimulam o metabolismo e permitem a formação de hemoglobina, que transporta o oxigênio pelo corpo. Com isso, ele previne problemas como a anemia.

A fruta seca também possui boas quantidades de vitamina C, que além de ser um excelente antioxidante, fator que deixa o sistema imunológico mais forte, ajuda na absorção de ferro pelo organismo. Portanto, também permite que o metabolismo acelere, e por isso é uma ótima aliada dos exercícios físicos. E como a uva passa tem os dois nutrientes é dona de uma combinação muito poderosa. Além disso, possui vitamina K, que ajuda na cicatrização, e as do complexo B, que trazem diversos benefícios ao corpo, como evitar problemas cardiovasculares e fornecer energia.

Uva passa branca ou preta: qual a diferença?

Agora que você já sabe os vários benefícios que são encontrados na uva passa fica a pergunta: qual é melhor, a branca ou a preta? Bem, em primeiro lugar é preciso entender que elas se tratam de espécies diferentes com processos de maturação distintos, e por isso seu sabor não é igual. Mas no quesito nutrientes a uva passa preta fica na frente. Isso porque ela possui uma quantidade maior de flavonoides. Esses compostos bioativos possuem uma forte propriedade antioxidante, que combate o excesso de radicais livres no nosso corpo e com isso evita a oxidação das células, que pode gerar até o câncer. Lembrando que os flavonoides também estão presentes na uva passa branca, apenas aparecem em uma quantidade menor.