Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Proteína vegetal: opções para substituir a carne no seu prato
Guia Culinário 23/02/2018

Proteína vegetal: opções para substituir a carne no seu prato

As proteínas são uma parte fundamental de qualquer alimentação e têm um papel muito importante no funcionamento do organismo. Elas contribuem para a manutenção dos órgãos e são fonte de energia para o corpo. Mas as fontes de proteínas mais conhecidas ainda são os alimentos de origem animal – principalmente as carnes, mas também ovos e derivados do leite. Será que as fontes animais de proteína são as únicas formas de ingerir esse nutriente? Como os vegetarianos e veganos fazem para suprir a demanda dele no organismo? Se você quer saber mais sobre a importância da proteína para o corpo humano e quais são os melhores alimentos de origem vegetal para encontrá-la, confira!

Por que precisamos de proteína?

A proteína é necessária para a formação e fortalecimento de tecidos, como músculos, pele e cabelo. Esse nutriente também regula o sistema nervoso e permite que os impulsos fluam corretamente pelo corpo. Além disso, a proteína é uma das principais fonte de energia, sendo uma grande aliada nas dietas de perda de peso e ganho muscular. Quando ingerida em quantidades satisfatórias, ela também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, já que é um dos componentes fundamentais das células de defesa. Por isso, uma alimentação saudável precisa incluir proteínas – independentemente de serem de origem animal ou vegetal.

Fontes vegetais de proteína

É possível suprir toda a demanda de proteína encontrada na carne comendo alimentos de origem vegetal. Além de fornecer a quantidade necessária desse e outros nutrientes, esses alimentos têm a vantagem de apresentarem menor teor de gorduras e colesterol que os produtos de origem vegetal. Mas quais são os vegetais ricos em proteínas?

1 – Cereais integrais: cereais como o arroz integral e a aveia são uma boa fonte de proteína, além de terem carboidratos de absorção lenta – que mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Mas se o objetivo é encontrar cereal mais rico nesse nutriente, é melhor optar pela quinoa. Duas porções desse grão tem a mesma quantidade de proteínas que uma porção de filé de frango.

2 – Leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha são alguns dos vegetais mais ricos em proteínas. O teor do nutriente nas leguminosas é tão alto que a lentilha chega a ter mais proteína que a carne vermelha. Não é à toa que esses grãos são tão presentes nos pratos brasileiros.

3 – Oleaginosas: muito se fala sobre os benefícios das castanhas, nozes, amêndoas e outras oleaginosas na alimentação. Elas são conhecidas por serem aliadas das dietas de emagrecimento, mas também são uma excelente fonte de proteína vegetal. Elas também são ricas em ômega 3 e fibras, mas para aproveitar seus benefícios ao máximo é melhor fugir das versões salgadas.

4 – Coco: Pode parecer estranho, mas é verdade. O coco é tão rico em proteínas que algumas pessoas se referem a ele como “carne branca”. Além de ser fonte de proteína vegetal, a fruta é rica em vitaminas e minerais, trazendo diversos benefícios para a saúde.