Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Propriedades da banana: o que cada tipo da fruta pode fazer pela sua saúde?
Taeq Descomplica 16/02/2018

Propriedades da banana: o que cada tipo da fruta pode fazer pela sua saúde?

Provavelmente você já ouviu falar das diferentes variedades da banana. Essa fruta – que traz inúmeros benefícios para a nossa saúde – tem muitos tipos, variando o tamanho e a forma. Mas você sabia que, além da aparência da fruta, os vários tipos de banana também têm diferenças nutricionais? Banana-prata, da-terra, nanica, maçã e ouro, todas são muito saudáveis e importantes para a saúde, mas apresentam quantidades de nutrientes um pouco diferentes e, por isso, têm funções variadas no organismo. Se você quer saber um pouco mais sobre os principais tipos de banana, vem conferir!

Os tipos de banana e suas propriedades

1 – Banana-prata: essa é a banana favorita da maior parte dos brasileiros ou, pelo menos, a mais consumida. Talvez isso aconteça porque a banana-prata é a mais durável, então você pode comprar um cacho e deixar em casa para ir comendo aos poucos. Ela é muito saborosa, ideal para comer crua, mas também é ótima para preparar doces. É a segunda mais rica em potássio – perdendo apenas para a nanica – e a com menor teor calórico, junto com a banana-maçã. Por isso, é ideal para quem busca a perda de peso e ganho de massa muscular.

2 – Banana-da-terra: a maior dentre as variedade de banana, podendo medir até 26 centímetros e pesar quase 500 gramas por unidade. Mas o seu tamanho não é a única característica que merece destaque. Essa banana é a que mais tem carboidratos e calorias, sendo uma excelente fonte de energia. Também é rica em vitamina A e vitamina C. Porém ela tem digestão mais difícil quando consumida in natura, por isso é ideal incluí-la na preparação de pratos.

3 – Banana-nanica: apesar do nome, essa não é a menor variedade de banana – o nome vem da árvore dela, que é bem pequena. Também é conhecida como banana-d’água e é a mais rica em potássio e magnésio dentre os tipos de banana, bom para evitar cãibras e doenças cardiovasculares. Por causa da sua consistência, ela é ideal para substituir os ovos em doces e tornar as receitas veganas.

4 – Banana-maçã: assim como a banana-prata, esse é o tipo de banana com o menor teor calórico, ideal para quem segue dietas de emagrecimento. É também a variedade que mais tem proteínas e fibras, além de manganês e fósforo – dois nutrientes importantes para o fortalecimento de ossos e dentes. É indicada para bebês e idosos por ser de fácil digestão e ter sabor mais adocicado.

5 – Banana-ouro: é o menor tipo de banana, com aproximadamente 10 centímetros. Bem docinha, é indicada para comer in natura, em doces ou empanada. Por ter baixíssimos níveis de gordura e sódio, é indicada para pessoas que têm problemas no coração, nos rins ou pressão alta.

Veja mais