Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Projeto alimentação saudável: aprenda a comer melhor sem ser radical com a dieta
Guia Culinário 03/07/2018

Projeto alimentação saudável: aprenda a comer melhor sem ser radical com a dieta

Muito mais do que apenas um estilo de vida ou uma forma de perder peso, se alimentar bem é indispensável para uma vida saudável. Afinal, seguir uma dieta rica em nutrientes, com alimentos variados e menos processados de supermercado é a melhor maneira de conseguir tudo o que o corpo precisa para ficar forte e ter toda a energia que precisa – além de também fazer bem para a pele, cabelo e até para a mente.

Para quem está começando a pensar nessas questões só agora e deseja adquirir hábitos alimentares melhores, a dica é mudar a dieta aos poucos para não sofrer com uma mudança tão radical – e, assim, ficar mais fácil cumprir esse objetivo. Não tem ideia do que fazer para começar o seu “projeto alimentação saudável”? Confira as dicas!

Faça mudanças graduais na sua dieta em vez de tentar mudar de uma só vez

Por mais que você se alimente muito mal e precise fazer uma reformulação completa na sua dieta, cortar tudo de uma vez pode não ser a solução ideal. Sem falar que aumentam as chances de ter recaídas nos dias em que bater a saudade de consumir algo “proibido”.

A melhor solução para não sofrer tanto no início é mudar os seus hábitos aos poucos. Comece, por exemplo, diminuindo a quantidade de doces que você come por semana e foque ao máximo nessa redução até que ela seja devidamente concluída. Depois, faça o mesmo com as frituras e todos os demais pratos que são vilões na sua dieta. Também vale deixar os finais de semana para dar uma escapada e comer o que você mais sente falta, mas sempre com moderação. A não ser, claro, que seu médico afirme que você precisa cortar tudo de uma vez só, porque neste caso a sua vida pode estar em risco.

Crie metas e estabeleça prazos para organizar a mudança alimentar

Para tornar mais fácil a mudança nos seus hábitos alimentares, também é importante estabelecer prazos e metas para você se organizar. Quando começar a cortar determinado alimento, pense na quantidade que se permitirá comer durante o dia e em quanto tempo ficará com esse número antes de reduzir ainda mais.

Faça o mesmo com os ingredientes que vai começar a acrescentar no seu prato: crie uma espécie de cronograma pensando em tudo o que você precisa adicionar durante as refeições. Dessa forma, você vai “se obrigar” a consumir até o que não gosta e substituir aos poucos o que tirou de ruim por opções mais nutritivas antes de adquirir de vez o hábito de se alimentar de maneira saudável.

Passe a se alimentar de três em três horas

Uma boa maneira de ficar satisfeito e não acabar comendo em excesso em alguma das refeições é procurar se alimentar de três em três horas. Esse hábito faz toda a diferença porque ajuda a manter os níveis de glicose constantes e aumenta a sensação de saciedade – o que faz com que as porções de comida ao longo do dia sejam sempre na medida certa e você não caia na tentação de ficar beliscando alguma besteira.

Acrescente muitos legumes, verduras e frutas nas suas refeições

Na hora de elaborar sua nova dieta, não adianta só cortar o que não é saudável sem acrescentar alimentos que tenham nutrientes importantes – como é o caso dos legumes, verduras e frutas. Além da vantagem de não serem industrializados, eles ainda fazem bem para o organismo por conta da função antioxidante, que previne doenças como o câncer.

O recomendado é consumir seis porções por dia – três de frutas e três de legumes/verduras. Mas, se você não tinha o costume de comer esse tipo de alimento, pode seguir a dica de começar aos poucos, procurando sempre variar o cardápio para aproveitar o máximo de propriedades possíveis.

Faça versões mais saudáveis de alimentos calóricos

Outra dica para facilitar a mudança nos hábitos alimentares é procurar versões mais saudáveis de comidas calóricas – como doces em geral e salgados ricos em gorduras ruins. Para fazer isso, a dica é substituir alguns ingredientes para que você possa comer o que gosta de forma mais light! Na hora de fazer bolo, o trigo integral é um ótimo substituto para a farinha, por exemplo, enquanto o leite desnatado e o açúcar mascavo podem ocupar o lugar do açúcar refinado em alguns pratos. Outro bom truque é optar sempre pelo forno quando for preparar algo que costuma ser frito.