Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Problemas para dormir: como os alimentos e bebidas podem ajudar?
Movimente-se 17/11/2014

Problemas para dormir: como os alimentos e bebidas podem ajudar?

Provocada, em geral, por problemas emocionais, a insônia pode fazer com que sua rotina ao longo do dia seguinte seja um verdadeiro suplício. Cumprir as obrigações diárias estando cansado, com sono e indisposto, é um drama que nem mesmo o cafezinho pode resolver. Para se manter realmente ativo durante o dia, é primordial ter boas horas de sono.

Acredite, o que você come também pode impactar diretamente na maneira como o sono aparece para você. A nutricionista Carla Cotta, do Equilibrium Spa da Mente, dá dicas importantes para você ter noites tranquilas, confira!

  • Manter-se atento aos rótulos dos alimentos é um passo importante para controlar a alimentação, principalmente a fome noturna.
  • Procure jantar até às 21 horas, para que haja algum tempo para a digestão antes de dormir.
  • Seja amigo da sua digestão, opte por alimentos mais leves, evite os gordurosos, frituras e molhos.
  • Alimentos como grão de bico, feijão, queijo, batata, banana, castanha de caju, ovo, ervilha, abacate, amendoim, amêndoa, são ricos em triptofano, que aumenta a produção de serotonina, hormônio do bom humor, tem poder sedativo e é capaz de regular o relógio biológico.
  • Proteínas como peixes e carnes também são ricas em triptofano, que diminui a ansiedade, facilitando o sono.
  • Nas proteínas encontramos também a taurina, importante no metabolismo cerebral, e que contribui para a formação de GABA, o neurotransmissor que promove relaxamento e ajuda a induzir o sono.
  • Outras substâncias, como a vitamina B6 e o magnésio também contribuem na produção de serotonina. Alimentos como gérmen de trigo, fígado bovino, couve, tofu, soja, caju, manga e bacalhau, são bastante ricos nesta vitamina e devem ser consumidos com frequência.
  • Frutas cítricas como acerolas, limões, laranjas, tangerinas, entre outras, por serem fontes de vitamina C, contribuem modulando a secreção do cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal diante de uma situação de estresse. A vitamina C, juntamente com outros antioxidantes presentes nestas frutas, promove estabilidade e funcionamento de excelência para o sistema nervoso.
  • Os chás ansiolíticos estão liberados. Os mais eficazes são os de camomila, cidreira, erva doce, melissa officinalis. Podem ajudar nos quadros de insônia, bem como no estresse. O ideal é tomar 30 minutos antes de dormir.
  • Você pode misturar a polpa natural de maracujá com chá. Em vez de colocar água, bata no liquidificador com chá de erva cidreira. É uma excelente opção para induzir o sono.

Site: http://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/insonia-3/