Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Primavera: A estação das flores comestíveis! Saiba como usá-las em suas receitas
Guia Culinário 23/09/2016

Primavera: A estação das flores comestíveis! Saiba como usá-las em suas receitas

Ah, a primavera! Finalmente a estação mais colorida do ano chegou! De 22 de setembro a 21 de dezembro, a promessa de lindos dia de sol, com temperaturas agradáveis e flores nas ruas, nos convida a sair de casa, curtir o ar fresco, e contemplar a exuberante natureza do nosso país. E, se falarmos em alimentação saudável, a época também é propícia para incrementarmos receitas e abrir o leque de opções do cardápio cotidiano com as flores comestíveis, ingredientes leves e nutritivos, que deixa qualquer refeição mais sofisticada e extremamente prazerosa! Saiba mais!

Muita gente ainda olha torto quando se fala em flores comestíveis, pois, apesar de milenar no mundo, não é um hábito muito comum da nossa alimentação. Entretanto, elas podem, e devem, fazer parte importante da rotina nutricional das pessoas. Extremamente versáteis, as flores possuem aromas, sabores e texturas bem peculiares e que oferecem grande capacidade de composições gastronômicas. Por isso, podem ser incluídas tanto em receitas doces quanto salgadas. A nutricionista Carolina Baliere nos explica melhor sobre as funções das flores na alimentação:

“Além de ficar lindo nos pratos, aproveitar os benefícios funcionais das flores também pode ser muito importante. Temos vários tipos de flores, como a flor de rúcula, que ajuda no combate a anemia e na saúde dos ossos, sendo uma boa fonte de cálcio, magnésio e ferro, além de terem fatores antioxidantes, que ajudam na limpeza do fígado e estômago, e as flores de jasmim, que ajudam na função de acalmar o corpo, pois têm composições nutricionais relaxantes”, destacou a profissional.

6 outras flores características da primavera para a sua alimentação saudável

– Amor-perfeito: Tipo de flor com textura aveludada, ela é bem refrescante, por isso, é ótima para compor pratos como saladas ou, até mesmo, aromatizar vinagres.

– Begônias: Encontradas em diversas cores (principalmente vermelhas, amarelas, laranjas e rosadas), essas flores possuem um gosto ácido, mas extremamente agradável ao paladar. Podem incorporar saladas, prato ensopados ou sobre coberturas.

– Calêndulas: Apenas as suas pétalas são comestíveis. Elas, inclusive, são muito versáteis podendo ser misturadas ao arroz, à pratos com peixes e outros frutos do mar, sopas, queijos, iogurtes e omeletes, dando uma coloração como a do açafrão.

– Capuchinhas: Suas cores deixam qualquer receita simples em pratos muito apresentáveis. Em relação ao sabor, elas são ligeiramente apimentadas, podendo ser usadas para substituir as pimentas tradicionais. Simples de serem cultivadas, elas também são boas opções recheadas, cristalizadas ou como ornamento.

– Flores de Abobrinha e Abóbora: Precisam ser consumidas rapidamente, pois não dura muito na geladeira. Na gastronomia, elas geralmente são usadas recheadas com queijo ou para acompanhar sopas.

– Violetas verdadeiras: Quando frescas, elas podem ser utilizadas nas mais diversas composições de saladas. Cristalizada pode ser usada para decoração de doces, como bolos, tortas e pudins.