Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Práticas e gostosas: Faça 5 pastinhas saudáveis para o seu lanche
Guia Culinário 19/02/2015

Práticas e gostosas: Faça 5 pastinhas saudáveis para o seu lanche

De acordo com os mandamentos de uma dieta nutricional, para mantermos o nosso metabolismo em bom funcionamento é necessário alimentar-se diáriamente de 3 em 3 horas. Se antes esse regime era feito apenas à base de frutas, cereais e vegetais (ainda são os mais indicados), hoje diversas outras opções saborosas e não menos nutritivas podem ser incorporadas à alimentação. Um dos mais deliciosos exemplos para os “lanchinhos” entre refeições – perfeitos durante o dia de trabalho – são as pastinhas de acompanhamento que podem ser passadas em pães, biscoitos e torradas integrais.

Preparamos uma lista com alguns tipos de pastinhas bem práticas de fazer, recomendadas pela especialista em atendimento nutricional, Roberta dos Santos Silva, e que podem ser incorporadas ao seu dia a dia. Aproveite para sair da rotina!

5 pastinhas que vão dar mais sabor à sua rotina

– Pasta de tomate, azeite e orégano:

O tomate é rico em licopeno, que ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. Já o azeite possui uma gordura boa para saúde, que contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Modo de preparo: Corte o tomate e a cebola bem picadinha e tempere com azeite, pouco sal e orégano.

– Homus (pasta de grão-de-bico):

O grão-de-bico possui fibras em sua composição que ajudam a combater o aumento do colesterol no sangue.

Modo de preparo: Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro. Depois, cozinhe-o, escorra a água e reserve uma xícara dessa água. Esfregue os grãos, uns contra os outros, removendo o máximo possível das cascas. Use um multiprocessador e bata os grãos com 2 colheres de sopa de suco de limão, 4 dentes de alhos amassados e parte da água do cozimento. Se ficar muito denso, acrescente água. Volte a processar até que a massa adquira a consistência de um purê. No final, acrescente o sal e 3 colheres de sopa de tahine e processe novamente. Acrescente salsinha bem picada e regue com azeite.

– Patê de ricota com castanha:

A ricota é fonte de cálcio, enquanto a castanha tem propriedades funcionais que, além de prevenir doenças, combate o envelhecimento.

Modo de preparo: Esfarele a ricota, acrescente a castanha picadinha, azeitona, salsinha, um pouco de maionese ou requeijão e regue com azeite.

Antepasto de berinjela:

A berinjela é fonte de várias vitaminas e minerais, por isso previne doenças. Também é um ótimo alimento para dieta de emagrecimento, pois proporciona maior sensação de saciedade.

Modo de preparo: Refogue o alho e cebola no azeite, acrescente berinjela e pimentão. Refogue por alguns minutos e depois regue um pouco de vinagre, sal, salsinha, orégano e um pouco mais de azeite.

– Patê de espinafre com ricota:

O espinafre é fonte de cálcio e ferro. É importante para a saúde do sistema nervoso e previne a anemia.

Modo de preparo: Triture no processador um maço de espinafre já cozido junto com um pouco de ricota, molho inglês e maionese light, sal e pimenta, até que fique uma pasta cremosa. Leve a geladeira por alguns minutos.