Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Polpas de frutas congeladas: 8 sabores saudáveis para refrescar o seu verão!
Guia Culinário 01/12/2016

Polpas de frutas congeladas: 8 sabores saudáveis para refrescar o seu verão!

O verão é uma estação especial: dias lindos, ensolarados e calor forte! Por isso, a estação, que bate recordes de temperatura, precisa de uma alimentação bem específica. Alimentos leves, saudáveis e nutritivos, que refrescam e, sobretudo, hidratam o corpo, devem fazer parte da rotina. Por isso, nesse período, as polpas de frutas congeladas ganham um espaço destacado para acompanhar bebidas (sucos, néctar e refrescos), além de molhos para acompanhamentos e caldas para deliciosas sobremesas.

As polpas são os sucos ou o néctar das frutas, em porções individuais. Normalmente são batidas com água, no liquidificador, para fazer drinks, mousses, vitaminas e até sorvetes. Para os adeptos de uma alimentação saudável, elas agregam, de forma integral, os nutrientes fundamentais para o bem-estar do organismo. Segundo a nutricionista Daniella Chein, desde que não levem adição de açúcar na hora do preparo, esses alimentos são opções perfeitas para os períodos mais quentes:

“O consumo de polpas congeladas é uma opção para aproveitar as vitaminas das frutas pois mantém os seus nutrientes. Elas são melhores do que os concentrados em garrafas que possuem muitos conservantes, além disso, as polpas preservam quase todos os nutrientes das frutas e são livres de aditivos químicos, já que o congelamento os dispensa. São práticas, pois não precisam preparar a fruta antes do consumo, é so descongelar e servir como preferir”, explica o profissional, que destaca algumas das melhores polpas congeladas disponíveis para consumo e seus benefícios. Confira!

8 sabores de polpas congeladas ricas em nutrientes para incluir na sua alimentação

1 – Abacaxi: Rica em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, manganês, potássio e ferro, a polpa de abacaxi é uma ótima escolha para seu organismo, já que melhora o sistema imunológico e ajuda a prevenir a anemia. Saudável e refrescante, você ainda pode acrescer outros sabores na preparação.

2 – Acerola: Fonte de poderosos antioxidantes, incluindo a vitamina C e antocianina, a polpa de acerola também é rica em cálcio, ferro, fósforo e vitaminas A, B1, B2, e B3, que atuam em prol do combate do envelhecimento precoce das células, além de beneficiar a saúde dos olhos, ossos e dentes.

3 – Caju: A polpa possui mais vitamina C do que a laranja, por exemplo, além disso é rica em cálcio, selênio, fósforo, ferro que agem em benefício de um corpo saudável e funcional para o tratamento de inflamações na garganta.

4 – Goiaba: A fruta desempenha um papel fundamental na prevenção contra o câncer e anti-envelhecimento, possui compostos fenólicos e flavonóides antioxidantes provindos da vitamina C.

5 – Maracujá: Fonte de vitamina A, ela age como protetora da pele e visão, além de ser um potente antioxidante devido a alta concentração de vitamina C. Ela também tem propriedades calmantes e atua no controle da pressão arterial.

6 – Morango: A fruta é um dos alimentos funcionais com maior riqueza de nutrientes. Excelente fonte de vitaminas C e K, sua ingestão alivia problemas digestivos, cardiovasculares e diminui os sintomas da menopausa e evita a retenção de líquidos. “Fonte de fibras e frutose, ele também é responsável por ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e estimular a sensação de saciedade”, ressalta a profissional.

7 – Graviola: Excelente fonte de minerais como magnésio, cálcio, fósforo e sódio, a graviola diminui os niveis dos receptores de crescimento epidérmico, ou seja, impede o desenvolvimento de células cancerígenas. Também contém acetogeninas que são substâncias anticancerígenas e diminui os riscos da doença.

8 – Manga: Livre de sódio e colesterol, a polpa da manga contém uma grande variedade de vitaminas e minerais, entre eles podemos destacar as vitaminas C, A B6 e os minerais como potássio, cobre e ferro. “A manga aumenta a sensação de saciedade, ajuda a reduzir a glicose circulante no sangue, pois retarda a digestão. Ajuda a prevenir o câncer, pois contém quercetina como antioxidante, ajuda a perder peso, por possuir grande quantidade de fibras, e aumenta o bom colesterol, o HDL”, finaliza Daniella Chein.