Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Polpa de goiaba e suas propriedades medicinais: Conheça 6 benefícios dessa fruta
Guia Culinário 08/12/2016

Polpa de goiaba e suas propriedades medicinais: Conheça 6 benefícios dessa fruta

Versátil, saborosa, nutritiva e… Medicinal!A polpa de goiaba possui propriedades tão grandiosas para a saúde que o seu uso ajuda a melhorar desde enfermidades consideradas simples, como gripes e resfriados, até tratamentos maiores e complexos, como, por exemplo, o combate da diabetes. Por isso, descubra formas especiais para incluir essa deliciosa e poderosa fruta tropical em sua alimentação e saiba como ela age em prol do nosso organismo!

Seja para sucos, vitaminas, sobremesas e até geleias, as polpas de frutas são boas opções para mantermos uma alimentação funcional, rápida e nutritiva. No caso da goiaba, ela é responsável por fornecer bons níveis de vitamina C e minerais (potássio, magnésio e manganês) que juntos potencializam as funções protetoras do organismo. Abaixo, a nutricionista Patrícia Bertoni apresenta os principais benefícios da polpa de goiaba para a nossa saúde. Confira!

6 benefícios da polpa de goiaba para a nossa saúde

1 – Fortalece o sistema imunológico: Por ser rica em vitamina C, a polpa de goiaba ajuda a prevenir diversas enfermidades: “Em 100 g você obtém duas vezes mais do que as necessidades diárias. Ela tem mais vitamina C do que a laranja! Isso confere a essa frutinha um alto poder antioxidante”, analisa a nutricionista.

2 – Combate o câncer: Por ser rica em licopeno carotenoide (que inclusive dá a coloração vermelha à polpa), a goiaba ajuda a combater as ações dos radicais livres, além de possuir polifenóis e quercetina que têm fator de proteção contra o câncer.

3 – Previne envelhecimento: A polpa de goiaba combate o estresse oxidativo causado pela poluição, cigarro e radiação UV: “O consumo dessa fruta proporciona uma proteção e atua na melhora da saúde de uma forma sistêmica”, ressalta a Dra. Patrícia.

4 – Beneficia a pele: Justamente por combater o estresse oxidativo, a goiaba ainda possui o licopeno e a vitamina A, substâncias diretamente associadas a um bronzeado saudável e que age em prol da saúde da pele, além de melhorar a fotoproteção.

5 – Intestino saudável: Rica em fibras, a polpa de goiaba se torna responsável por proporcionar saciedade, ajudar a emagrecer, facilitar o trânsito intestinal e manter glicemia controlada, devido à quantidade de fibras e poucas calorias encontradas na fruta (5g de fibras e 54 calorias em 100g da fruta).

6- Melhora o humor e o estresse: Segundo Patrícia Bertoni, a polpa de goiaba, por causa da sua boa quantidade de magnésio é responsável por melhorar o humor e reduzir os níveis de estresse causados no dia a dia: “Quando os índices de magnésio estão baixos no organismo, os quadros do humor pioram”, analisa a nutricionista.

Atenção ao consumo excessivo

A goiaba é uma fruta extremamente rica em fibras, por isso, o consumo em grande quantidade pode afetar o funcionamento intestinal, podendo agravar casos de constipação ou até mesmo causá-los. Além disso, a alta ingestão de fibras deve sempre estar associada com uma boa hidratação, ou seja, o consumo regular de água.

A nutricionista Patrícia alerta sobre o consumo da fruta para algumas pessoas: “Em casos de indivíduos que possuem diverticulose (bolsas que se desenvolvem no trato digestivo), por precaução, não recomendo o consumo da fruta, apenas em sucos coados”, finaliza a profissional.