Plantas medicinais: Descubra os poderes da bertalha, o espinafre diferente!

Quanto mais verde o nosso prato estiver, melhor será a qualidade da nossa alimentação! Sendo assim, que tal investir em mais uma hortaliça fonte de bons nutrientes? A bertalha, uma verdura altamente nutritiva e versátil para sua alimentação, além de proporcionar diversas vantagens com o seu consumo! Conheça os 6 principais benefícios das folhas e veja como acrescenta-la na sua dieta saudável!

A bertalha, também conhecida como "espinafre-indiano" ou "espinafre diferente", é uma verdura verde-escura fonte de poderosos nutrientes como vitamina A, ferro, cálcio e fósforo. Por isso, a hortaliça tem se tornado muito comum nas preparações do dia a dia. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, essas folhas são extremamente ricas e podem agregar muitas vantagens à alimentação:

"Fonte de em fibras, o consumo regular da bertalha auxilia na função intestinal e as fibras encontradas nelas favorecem uma boa digestão. Além disso, a folha é um ótimo alimento para as grávidas, por conter uma boa parte da recomendação de folato que elas devem ingerir durante a gestação", explica a profissional que destaca outros benefícios da bertalha:

6 benefícios da bertalha para um organismo saudável

1 - Ajuda a combater os radicais livres: Fonte de poderosos antioxidantes, a folha verde-escura irá impedir as ações dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce das células e beneficiando a saúde da pele e prevenindo o aparecimento de enfermindades, tais como o câncer, por exemplo.

2 - Beneficia a saúde dos ossos: Por conter uma boa quantidade de cálcio em sua composição, a bertalha ajuda a manter saudável os nossos músculos e ossos, prevenindo um aparecimento futuro da osteoporose, por exemplo. Além disso, para as crianças, as folhas podem ajudar no crescimento e no desenvolvimento dos músculos.

3 - Atua no combate a anemia: Rica em ferro, a verdura se torna essencial para combater a doença que é causada pela deficiência do mineral. A anemia acontece quando há uma redução no número de glóbulos vermelhos no sangue, tornando o nosso organismo fraco, provocando cansaço, falta de ar, caimbras e dores no peito.

4 - Melhora a vida sexual: O consumo regular da folha pode estimular o apetite sexual tanto das mulheres como dos homens. "Para pessoas que possuem problemas de libido, estudos mostram que a bertalha é uma alimento afrodisíaco e pode beneficiar a vida sexual", explica a nutricionista.

5 - Faz bem à visão: A catarata e a perda de visão, por exemplo, podem ser evitadas com o consumo da bertalha, já que as folhas são ricas vitamina A, uma substância que atua prevenindo a ação dos radicais livres na visão.

6 - Ajuda a combater problemas no fígado: Segundo a nutricionista Paola Lisboa, a folha contém função emoliente e adstringente, beneficiando a saúde do fígado. Para esses fins, o consumo da folha deve ter acompanhamento médico.

Como consumir a bertalha?

As folhas da verdura podem ser refogadas com alho, cebola e azeite, por exemplo, ou fazer parte de preparações como sopas, tortas, cozidos e saladas. É recomendado, antes do preparo das refeições, que a bertalha seja bem lavada, assim como todas as outras folhas.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Vitamina A

Últimas matérias