Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Peteca não é só brincadeira de criança! Conheça as vantagens desse exercício
Movimente-se 18/10/2018

Peteca não é só brincadeira de criança! Conheça as vantagens desse exercício

A peteca é muito lembrada como uma divertida brincadeira de criança. No entanto, você sabia que essa atividade também pode ser praticada por adultos? É que, assim como as demais atividades aeróbicas, ela entrega diversos benefícios para a saúde por trabalhar com diferentes partes do corpo.

Jogar 30 minutos por dia já é suficiente para aproveitar as vantagens dessa atividade. Dentre elas, está o fortalecimento do músculo cardíaco, prevenção contra doenças relacionadas aos ossos, melhora do estresse, da depressão e da ansiedade, e – como todas as atividades físicas – perda de peso. Não imaginava tudo isso? Conheça mais detalhes:

Peteca faz bem para a saúde se for praticada regularmente

Se você é do tipo que não tem vontade de passar horas preso em uma academia, escolher atividades aeróbicas que podem ser praticadas em qualquer lugar – inclusive na própria casa – é a melhor maneira de manter a saúde em dia sem estresses. O ato de jogar peteca, brincadeira que fez parte da infância de muita gente, é uma delas – e, para a surpresa de quem a vê apenas como um joguinho de criança, ela é muito recomendada por trabalhar com diferentes partes do corpo.

No entanto, para realmente aproveitar todas as vantagens que vêm junto com este exercício, é preciso manter uma certa frequência: todos os dias por, no mínimo, 30 minutos. Além disso, também é importante procurar trabalhar bastante com os membros superiores, inferiores e tronco durante a prática para não ficar simplesmente jogando o acessório para cima e para baixo sem um objetivo.

Melhora na flexibilidade, fortalecimento dos ossos e maior agilidade nos movimentos estão entre os benefícios de praticar peteca

Por trabalhar diferentes partes do corpo ao mesmo tempo – já que é preciso jogar e receber o objeto de maneira rápida -, um dos benefícios da peteca é a melhora na flexibilidade e uma maior rapidez nos movimentos. Além disso, por ajudar a fortalecer os músculos e ossos se for praticada regularmente, também funciona como uma aliada para a prevenção de doenças como a osteoporose.

Esporte também ajuda a aliviar sintomas de ansiedade e depressão

Assim como os demais esportes, a peteca também ajuda a aliviar problemas relacionados ao emocional – como a depressão e a ansiedade, por exemplo. Isso ocorre porque, durante sua prática, ela libera endorfina – popularmente conhecida como o “hormônio da felicidade” – e ajuda a descarregar toda a tensão acumulada.

Atividade faz bem para o coração por fortalecer o músculo cardíaco

Quem faz atividade física e fica pensando principalmente na saúde também pode apostar na peteca! Sua maior vantagem é justamente para o coração – já que, durante a execução das atividades, ele bate mais rápido e tem seu músculo fortalecido como consequência de um maior bombeamento de sangue.

Peteca ajuda a queimar calorias

A peteca também aparece como uma boa opção para quem quer ou precisa perder peso. Com a prática intensa e regular, ela pode queimar entre 200 e 350 calorias por hora! Mas, para conseguir esse benefício, é claro que a atividade precisa estar associada a uma alimentação saudável – com poucas calorias e rica em nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

Veja mais