Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Peso ou repetições? Qual é o melhor treino para desenvolver os músculos?
Movimente-se 11/08/2017

Peso ou repetições? Qual é o melhor treino para desenvolver os músculos?

Aumentar o peso da anilhas, halteres e barras, ou focar mais nas repetições das séries dos exercícios? Qual é o tipo de treinamento mais eficaz para desenvolver e definir os músculos do corpo? Essa dúvida é normal e bastante corriqueira para quem começa a malhar regularmente, por isso, é preciso atenção a cada atividade física, para você não desistir da academia antes mesmo dos primeiros resultados.

Em linhas gerais, os pesos aumentam a força e ajudam a definir os músculos, já as repetições são conhecidas por nortearem a intensidade do treino. Para o professor de Educação Física, Diego Scalioni Divino, antes de escolher uma série é necessário levar em consideração a particularidade de cada pessoa, dentre elas as diferenças físicas, bioquímicas, fisiológicas e funcionais:

“Não existe uma série pré-definida para a hipertrofia, o desenvolvimento dos músculos, pelo simples e mais importante princípio da Educação Física: o princípio da individualidade biológica. A que nos diz que não existem indivíduos exatamente iguais e por conta disso o treinamento deve ser individualizadamente prescrito para cada praticante”, analisa o profissional. Abaixo, ele responde outras questões sobre os tipos de treino, os cuidados e as recomendações necessárias. Confira!

Força ou repetições? Qual é o melhor treino para desenvolver os músculos?

– Qual é a mais indicada: Série de peso ou de repetições? Por quê?

“Quanto menor o número de repetições, maior o peso utilizado no exercício. Um fator que age juntamente é o tipo de combustível que o corpo usa para aquele determinado número de repetições. Por exemplo, para hipertrofia, o principal combustível é o glicogênio muscular (carboidrato armazenado no músculo), e sua máxima utilização se dá em torno de 15 segundos até por volta de um minuto. As repetições na musculação só existem para nos ajudar a ter um controle melhor dos pesos, ou seja, da intensidade.”

– Em quanto tempo é possível notar o desenvolvimento dos músculos durante a prática?

“Todo resultado físico depende de três fatores: dedicação, assiduidade, e do quanto você tem vontade de obter resultados. Pessoas que precisam perder peso e se adaptam a uma reeducação alimentar, por exemplo, após 10 ou 15 dias, já é possível ver um ponto positivo, como a diminuição do inchaço. Vale lembrar que tudo depende da qualidade de vida proporcionada junto à atividade física, já que a alimentação saudável corresponde a 70% dos resultados da prática esportiva.”

– Há alguma restrição na prática para algum determinado grupo?

“Não há nenhuma restrição, qualquer pessoa pode praticar a musculação, levando em conta sempre a individualidade biológica, para que a pessoa possa alcançar seus objetivos.”

– Quais as dicas você pode dar para quem deseja começar esse treino?

“Realize uma avaliação médica e uma funcional, procure uma academia que seja registrada e licenciada, use roupas adequadas e ande sempre com uma garrafinha de água. Mantenha também uma alimentação leve e estabeleça um horário semanal e siga-o como qualquer outro compromisso importante.”

Além de malhar, o desenvolvimento físico depende de hábitos saudáveis

– Cuidados com os seus hábitos alimentares, pois podem influenciar na velocidade e na eficiência para o resultado do desenvolvimento dos músculos.

Procure um profissional nutricionista, ele te ajudará bastante nisso.

– Hidrate-se. Beba bastante água, sucos da polpa das frutas ou, até mesmo, isotônicos naturais, durante e depois do treino, evitando assim o risco de desidratação.

– Tenha um programa de treino elaborado por um profissional de Educação Física que norteará seu desenvolvimento corporal.

– Busque o relaxamento. A construção e a restauração muscular ocorrem principalmente em período de descanso, como a hora de dormir.

* Diego Scalioni Divino (CREF 025737-G/RJ) é professor de Educação física e disponibiliza as suas redes sociais para contato: Diego Scalioni Divino (Facebook) e Discalioni (Instagram).