Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Perder peso com saúde: Conheça os benefícios do chá de hibisco
Movimente-se 08/06/2015

Perder peso com saúde: Conheça os benefícios do chá de hibisco

Feito a partir uma flor ornamental chamada Hibiscus sabdariffa, o chá de hibisco é originário da África e da Ásia e vem ganhando seu espaço no dia a dia dos brasileiros que querem seguir e manter os mandamentos dos hábitos saudáveis na alimentação. Ele pode ser apreciado quente, o que harmoniza bem com o friozinho do inverno, ou gelado para refrescar os dias ensolarados. Mas a sua função não é só de deixar os dias mais saborosos, o chá de hibisco também é um aliado da saúde.

Este chá ajuda no controle do peso e pode ser consumido a qualquer hora do dia, já que contribui para a aceleração do metabolismo. Além disso, ele têm ação diurética, o que aliviaria os sintomas de inchaço do corpo. “Quanto à ação diurética significa que a pessoa passa a urinar mais, mas isso não significa perder gordura e sim líquido, mas como o líquido pesa a pessoa se fica mais leve no peso”, explicou a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila. “Mas é importante alertar que uma perda abundante de líquido pode provocar a queda do mineral potássio, que pode gerar cãibra e este mineral também participa do batimento do coração”.

Estudo comprova os benefícios do chá de hibisco

Mas os benefícios não param por aí. Um estudo americano, apresentado pela cientista Diane McKay durante uma conferência da American Heart Association, constatou que o consumo de chá de hibisco pode ajudar a reduzir a pressão arterial em casos de pré-hipertensão e casos de leve hipertensão já na fase adulta.

A tabela nutricional do chá de hibisco, feita pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, ainda mostrou altos níveis de vitamina C e bons níveis de vitamina A. Ambos componentes têm ação antioxidante no organismo, algo que pode ajudar tanto a retardar o envelhecimento da pele quanto na prevenção de doenças como o câncer. A tabela ainda revelou uma grande quantidade de ferro no chá, mineral que é essencial para o transporte de oxigênio no organismo.

Outro nutriente encontrado nessa bebida são as vitaminas B1 e B2. O sistema neurológico precisa dessas, e de outras vitaminas do mesmo complexo, para que funcione da maneira correta. Além disso, a vitamina B1 é necessária para o funcionamento dos músculos e para manter o coração saudável.

Outros benefícios do chá de hibisco

– Reduz as taxas de lipídios e glicose no sangue;

– Ajuda nas constipações intestinais;

– Diminui a formação de colesterol.