Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pastel de carne, queijo ou frango? Veja qual deles é o mais saudável para comer
Guia Culinário 04/08/2017

Pastel de carne, queijo ou frango? Veja qual deles é o mais saudável para comer

“Carne, queijo ou frango”? Quantas vezes nós ouvimos essas três opções quando vamos comprar um pastelzinho, seja nas feiras de rua ou nas lanchonetes? Mas, se deixarmos os sabores um pouco de lado e pensarmos apenas na qualidade da nossa alimentação, será que existe alguma versão de pastel mais saudável e nutritiva para comer? Descubra como, com pequenas mudanças de ingredientes e formas de preparo, nós podemos incorporar esse tradicional salgado em nossas dietas.

Um bom pastel pode ser de carne, frango, queijo, palmito, siri ou camarão… Só não pode ser de “vento”, que parecem só ter massa e que quase não encontramos o recheio. E para atender todas as nossas demandas nutricionais e fugir das versões muito calóricas e carregadas em gorduras, a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, nos passa algumas dicas para o modo de preparo:

“Para fazer um pastel saudável, substitua o trigo por farinha integral ou mescle com outra farinha, como de grão de bico, farinha de amêndoas ou de arroz. Use azeite extra virgem ou óleo de coco no lugar de margarina e, nas receitas que levam açúcar, prefira o açúcar mascavo”, explica a profissional.

Pastel de frango é o mais nutritivo, mas o de carne e o de queijo também podem ser saudáveis

Mas, além de ter atenção aos ingredientes e no preparo da massa, e o recheio? Qual escolher? No caso dos três mais tradicionais, a nutricionista ressalta que todas podem ser boas opções para completar a alimentação: “Carne, queijo e frango são recheios saudáveis por serem boas fontes de proteínas e micronutrientes, mas, se fizermos um comparativo geral, o frango leva vantagem”, explica Patrícia.

Pastel saudável e funcional: Saiba como preparar essa iguaria

Como a criatividade conta muito na cozinha, você pode criar novos recheios com ingredientes saudáveis e que estão presentes no seu cardápio no dia a dia. Por exemplo, ricota com manjericão e tomate cereja, queijo minas com peito de peru, frango com ricota e, para quem não resiste ao pastel doce, que tal um de banana com canela e açúcar mascavo? Experimente!

Ingredientes integrais para a massa do pastel saudável

– 1 copo de farinha de trigo integral

– 1/2 copo de farinha de trigo branca

– 1 colheres (chá) de sal rosa

– 1/3 copo de azeite

– 1 colheres (sopa) de farinha de linhaça

– 4 colheres (sopa) de água


Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos primeiro, depois acrescente os demais. Misture bem até que se forme uma massa homogênea. Deixe descansar por uns 30 min. Faça bolinhas e depois abra com um rolo até que fique bem fina. Acrescente o recheio de sua preferência. Faça bolinhas e coloque ao centro da massa aberta.

Feche a massa, corte com algum pote que dê o formato de meia lua. Aperte as bordas com um garfo para o fechamento. Leve ao forno médio preaquecido por cerca de 40 minutos. Caso prefira pode pincelar com gema de ovo antes de assar e acrescentar: gergelim, linhaça, ervas finas ou o que preferir para dar o seu toque.

Cuidados – Opte por recheios saudáveis e de baixa caloria como frango, berinjela, palmito, queijo ricota com vegetais. “Deixe a massa descansar e quando for abrir, tente deixar o mais fina possível. Cuidado com a quantidade consumida!”, finaliza a nutricionista.