Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Para emagrecer de forma saudável: 5 dietas que vão ajudá-lo a perder peso
Guia Culinário 26/06/2018

Para emagrecer de forma saudável: 5 dietas que vão ajudá-lo a perder peso

É bem comum que pessoas que estejam querendo emagrecer recorram a dietas mirabolantes para perder peso rápido, o que é muito perigoso. O problema é que em meio a tantas alternativas encontradas na internet, como saber quais delas realmente são eficazes e, acima de tudo, saudáveis? Para acabar com essas dúvidas, nós separamos cinco dietas que ajudam a perder peso sem prejudicar a sua saúde. É apenas bom ressaltar que algumas delas são um pouco mais radicais, e por isso é importante consultar um nutricionista antes de fazer qualquer mudança drástica na sua alimentação diária.

Dieta cetogênica, ou low carb, tem como característica a baixa ingestão de carboidratos

Vamos começar por uma das mais conhecidas: a dieta cetogênica, também chamada de low carb. Como o próprio nome indica – já que “low” em inglês significa “baixo” ou “baixa” -, esse tipo de alimentação tem como característica a ingestão de comidas com pouco teor de carboidratos. A grande questão é que carboidratos simples – que são os que aparecem em grandes quantidades em alimentos como massas, doces e industrializados em geral – são digeridos de forma muito rápida. Isso eleva o índice glicêmico (açúcar) do organismo, o que pode sim contribuir para o aumento de peso.

A solução é investir em alimentos integrais, que possuem carboidratos complexos. Esses entram na lista low carb e têm como característica acelerar o metabolismo do corpo, o que contribui para o processo de emagrecimento, já que o corpo retira parte dessa energia dos lipídeos, o que favorece a queima de gordura. Isso sem falar que produtos integrais são ricos em fibras, que por sua vez ajudam a dar a sensação de saciedade, evitando a compulsão.

Dieta detox ajuda a eliminar as toxinas do organismo

Outra queridinha de quem busca uma vida mais saudável e quer perder peso é a dieta detox. Como o próprio nome indica, seu objetivo é desintoxicar o organismo, eliminando substâncias que poderiam ser nocivas para o nosso corpo. Com isso, não apenas ajudam no bom funcionamento dos sistemas digestório e imunológico como também aceleram o metabolismo, o que ajuda a emagrecer. A dieta detox costuma ser lembrada pelo suco verde, mas ela também inclui sopas e saladas, por exemplo. Além disso, o cardápio também pode ter a predominância das cores vermelha e amarela, tudo depende dos ingredientes que foram utilizados no seu preparo.

Dieta Dukan utiliza quatro fases para promover a perda de peso

Então chegamos a uma dieta mais radical. A Dukan é conhecida por permitir que seus adeptos comam de tudo, mas não é exatamente assim que funciona. Idealizada pelo nutrólogo francês Dr. Pierre Dukan, ela considera que é necessário passar por quatro fases para perder peso, e em cada uma delas novas comidas são adicionadas.

Na primeira, conhecida como “ataque”, é permitido comer 66 alimentos ricos em proteínas, além de ser indicado beber muita água. Ela dura de 1 a 7 dias. A segunda fase, que deve ser seguida por 7 dias, se chama “cruzeiro”, e nela são introduzidos legumes e verduras (pois é, eles ficam de fora em um primeiro momento). Aqui, poucos temperos são permitidos, como azeite, limão, algumas ervas e vinagre balsâmico.

Então vamos para a terceira fase, conhecida como “consolidação”, e que dura 10 dias. Neste momento é possível comer também queijos, carboidratos e pães integrais. Por fim, há a fase “estabilização”, que dura o resto da vida. A ideia é que tudo é permitido, mas uma vez por semana é preciso seguir a fase “ataque”. Além disso, é preciso consumir 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e caminhar diariamente por 20 minutos.

Dieta mediterrânea ajuda a dar longevidade

Mais do que simplesmente emagrecer, essa dieta permitiu que pessoas que viviam na região do Mar Mediterrâneo vivessem mais do que a média em uma época em que a medicina não era tão avançada. Isso se deve à presença de alimentos muito benéficos para o coração, como oleaginosas. Sem falar que preza o consumo de peixes, ricos em ômega 3, e de alimentos naturais, o que melhora o sistema imunológico e reduz os riscos de desenvolver um câncer. Leite e derivados, leguminosas e cereais também são indicados nessa dieta, que também prioriza a prática de exercícios físicos.

Dieta paleolítica segue a alimentação de homens pré-históricos

O nome fez você lembrar homens das cavernas? Pois esse é exatamente o objetivo! A ideia da dieta paleolítica é que quem a adote passe a comer da mesma forma que nossos antepassados. Só aí você já deve ter percebido que alimentos industrializados são evitados ao máximo, o que por si só é muito benéfico para o organismo.

Essa dieta surgiu com o objetivo de fazer as pessoas comerem menos por gula e darem preferência a pratos que iriam deixá-las satisfeitas por mais tempo, evitando petiscar e acabar ingerindo açúcares e carboidratos em excesso. Por isso, ela é indicada para quem quer emagrecer. Aliás, tudo o que for feito de farinha está vetado, enquanto proteínas podem ser ingeridas à vontade. Aqui não há a contagem de calorias, mas é preciso evitar qualquer tipo de exagero, já que o excesso também é péssimo para a nossa saúde.