Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pão integral: Com manteiga, margarina ou requeijão? Veja qual é o mais saudável!
Guia Culinário 02/03/2017

Pão integral: Com manteiga, margarina ou requeijão? Veja qual é o mais saudável!

Pão integral com o que? Um dos alimentos mais consumidos no dia a dia das pessoas, os famosos pães de formas possuem as mais diversas possibilidades culinárias para matar a nossa fome no dia a dia. De opções doces, como geleias de frutas e mel, até as mais tradicionais, manteiga, margarina, e requeijão, os acompanhamentos são essenciais para deixar nosso pãozinho mais saboroso e nutritivo! Descubra qual desses produtos é o mais saudável e conheça os benefícios de incluí-los na sua rotina alimentar!

Seja a manteiga, a margarina ou o próprio requeijão, escolher o acompanhamento perfeito para o seu pão faz toda diferença na hora do lanche ou do café da manhã. De acordo com a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, para acompanhar um pão de forma integral, a escolha deve ficar entre a manteiga e o requeijão light, variando, sempre, de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa:

“A manteiga é um alimento rico em gorduras saturada e colesterol e por isso deve ter seu consumo moderado. Porém, há de se ressaltar que é um alimento feito da nata do leite e rico em vitaminas lipossolúveis também necessárias para a saúde. Já a margarina nunca será a melhor escolha e deve ser evitada ao máximo na alimentação. Ela é uma fonte de gordura com um processo de fabricação diferente, fazendo com que tenha gordura trans, tal gordura que o organismo não reconhece, causando aumento do peso. Por sua vez, o requeijão, o cottage, além de outros queijos magros, possuem pouca gordura e são ricos em cálcio e proteína”, indica a especialista.

Escolha o pão integral para a sua alimentação

Para tornar a alimentação cada vez mais saudável e nutritiva, a versão integral do pão consegue perfeitamente incluir importantes nutrientes sem abrir mão do tradicional sabor do alimento. Por ser feito com farinha de trigo integral, esse tipo mantém todas as substâncias benéficas encontradas, tais como as fibras alimentares, essenciais para o bom funcionamento do intestino e mantendo a saciedade por mais tempo, evitando a compulsão alimentar, também conhecida como gula.

Recomendações de consumo: Cuidados e restrições com a manteiga, margarina e requeijão.

Seja a manteiga ou requeijão, a nutricionista Patrícia ressalta que os alimentos devem ser consumidos de forma moderada, e em determinados casos, necessitando inclusive de acompanhamento profissional:

“As recomendações dependem do planejamento nutricional individualizado porém uma quantidade padrão seria uma ponta de faca de manteiga e uma colher de sopa rasa de requeijão. Já em dietas de emagrecimento todos devem ser consumidos com moderação. Em casos de dislipidemias (distúrbio dos níveis de lipídios no sangue) a manteiga deve ser evitada ou colocada na dieta em consumo moderado com acompanhamento nutricional”, finaliza a profissional.