Pão de forma integral faz bem? Descubra 8 mitos e verdades sobre esse alimento!

Comer ou não comer?Pães e seus grandes dilemas! Seja um simples pãozinho francês ou a tradicional bisnaga, até os populares pães de forma, o histórico alimento, consumido em todo o mundo, é sempre motivo de dúvidas, mitos e verdades, principalmente em relação aos seus benefícios nutricionais. As versões integrais do pão de forma, por exemplo, são boas, melhores ou piores para saúde? Entenda mais como, equilibradamente, o pão de forma integral pode ser um ótimo aliado para o seu corpo!

Adquirir hábitos saudáveis é o primeiro passo em busca de um organismo saudável e livre de enfermidades. Por isso, ao substituir o pão branco pela versão integral você estará garantindo importantes nutrientes à sua alimentação, principalmente fibras alimentares, que ajudam a proporcionar saciedade, vitaminas do complexo B e minerais, responsáveis por conferirem o bem-estar e o equilíbrio às funções do organismo.

Composto pelo trigo de forma integral, o pão de forma contém todos os nutrientes encontrados no alimento, enquanto no pão feito com farinha branca, são extraídos todos essas substâncias. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, embora seja um alimento saudável e altamente indicado para uma alimentação equilibrada, é preciso estar atento ao que é mito e o que é verdade sobre o pão de forma integral. Confira, abaixo, uma lista que a profissional separou!

Pão integral: 8 mitos e verdades sobre o alimento

1 - Nem todo pão de forma dito como integral é, de fato, integral...

Verdade. Segundo Paola Lisboa, devemos ficar atentos aos rótulos: "Para o pão ser considerado integral deve vir descrito nos ingrediente somente, farinha de trigo integral e não farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, como em sua maioria", explica.

2 - Posso comer pão de forma integral à vontade?

Mito. Embora seja feito com farinha de trigo integral, o pão integral possui a mesma quantidade de calorias que o pão feito com a farinha branca, por isso o alimento deve ser consumido de maneira moderada em um plano alimentar de acordo com a sua demanda nutricional.

3 - Pão de forma integral é melhor que o pão de forma branco

Verdade. "O pão branco nada mais é do que um alimento de calorias vazias, ou seja, nenhum benéfico ao organismo. Já o pão integral, possui fibras alimentares que trazem benefícios ao corpo", analisa a nutricionista.

4 - Pão de forma com farinha enriquecida é melhor que integral

Mito. O termo " farinha de trigo enriquecida" não significa que tem mais benefícios nutricionais. Para o alimento acrescer nutrientes à sua saúde, dever ser feito com farinha integral, que possui os nutrientes do trigo.

5 - Pão de forma integral da mais saciedade que o branco

Verdade. A farinha integral é fonte de fibras alimentares, que ajudam a proporcionar saciedade por mais tempo, diminuindo a fome. Já o pão branco não possui a substância, sendo um alimento de "calorias vazias".

6 - Pão de forma integral não contém glúten

Mito. "O glúten é a proteína do trigo, logo, ele é derivado do trigo, centeio e cevada. Para o pão ser considerado sem glúten, ele não deve conter nenhum desses ingredientes", explica a profissional.

7 - Pão integral ajuda no emagrecimento saudável

Verdade. "Por conter uma quantidade de fibras em sua composição, quando acrescido em um plano alimentar adequado, ele vai facilitar mais o emagrecimento do que um pão de farinha branca comum", ressalta a nutricionista.

8 - Pão de forma integral só é recomendado para dieta

Mito. "O pão de forma integral deveria ser consumido por todas as pessoas, em substituição ao pão branco, por conter mais benefícios e nutrientes em seus ingredientes", finaliza a Dra. Paola Lisboa.

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

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