Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Palmito para lanches? Veja 5 opções para usá-lo de forma saudável no dia a dia!
Guia Culinário 06/06/2017

Palmito para lanches? Veja 5 opções para usá-lo de forma saudável no dia a dia!

Se há uma palavra que possa descrever ou caracterizar o palmito na alimentação é “versatilidade”! Com um sabor suave e bem característico, o vegetal é um ingrediente que se adapta facilmente e harmoniza perfeitamente nas mais diversas preparações e receitas do dia, tanto para grandes refeições quanto para pequenas, como lanches da tarde ou, até mesmo, à noite, na última refeição do dia.

Por causa dessa característica generosa de adaptação, o palmito compõe as mais incríveis preparações: empadão, salada, panquecas, pastéis, etc. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o alimento também pode ser utilizado nos lanches ditos “intermediários”, aqueles que degustamos em meio à jornada de trabalho ou nos intervalos das aulas. Segundo a nutricionista Carolina Barcellos, incluir o palmito nessas pequenas refeições podem trazer diversos benefícios, dentre eles, o aumento das fibras alimentares no organismo:

“Utilizar o palmito em nossos lanches, nos dá opções mais saudáveis e nutritivas para esse momento do dia, onde, geralmente, estamos mais atribulados com as tarefas diárias. O consumo de palmito, por exemplo, aumenta o teor de fibras da nossa alimentação e, claro, atrelando a uma alimentação saudável, auxilia no processo de perda de peso”, explica a nutricionista que indica, abaixo, as melhores receitas para utilizar o palmito em lanches. Confira!

5 Receitas para aproveitar o palmito em lanches

1 – Sanduíche aberto de palmito light

6 fatias de pão de forma light integral

– 300 g de palmito picado

– 1/2 copo de requeijão light

– 1/2 xícara de leite desnatado

– 1 colher de sopa de margarina light

– 1/2 cebola picada

– 100 g de mussarela light

– Cheiro verde a gosto

– Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo: Torre as fatias de pão e reserve. Doure a cebola na margarina light, acrescente o palmito, o leite e o requeijão. Tempere a gosto. Arrume as fatias numa assadeira de forma justa, como se fosse a base de uma torta. Cubra o pão com o molho de palmito. Salpique o cheiro verde e a mussarela. Asse em forno pré-aquecido até dourar.

2 – Patê de palmito

– 1 vidro de palmito em conserva

– 250g de requeijão light

– Salsinha e sal a gosto

Modo de preparo: Picar o palmito e bater no liquidificador junto com o requeijão. Juntar a salsinha picada e o sal. Pronto.

3 – Pastel de palmito assado

Massa:

– 1 xícara de farinha de trigo integral

– 1 xícara de farinha de trigo branca

– 1/2 xícara de água

– 1/3 xícara de óleo

– 1 colher de sopa de chia

– 1 colher de chá de sal.

Recheio:

– 2 xícaras e 1/2 de palmito picado

– 1 cebola grande picada em cubinhos

– 3 colheres de sopa de óleo vegetal

– 1 colher de sopa de polvilho doce ou fécula de batata (opcional)

– 1 colher de chá de orégano (ou outro tempero que preferir)

Modo de preparo: Em um recipiente grande misture as farinhas, a chia e o sal. Adicione o óleo vegetal e a água. Misture até formar uma bola de massa homogênea e que desgrude na mão. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada. Abra a massa com um rolo de macarrão ou garrafa de vidro. Corte em forma de discos do tamanho que preferir, usei um prato de sobremesa para servir de molde, no meu caso rendeu 6 pastéis. Reserve a massa. Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola até dourar. Adicione o palmito e o orégano. Misture até ficar homogêneo. Dilua o polvilho doce ou fécula de batata com um pouco de água e acrescente ao recheio. Misture bem e desligue o fogo. Esta etapa é opcional, ela serve para deixar o recheio mais úmido e cremoso. Recheie a massa com o refogado de palmito e feche pressionando a borda com um garfo. Cuidado para não colocar muito recheio, caso contrário a massa poderá quebrar. Transfira os pastéis para uma fôrma untada com óleo e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos, ou até que as bordas ficarem douradas.

4 – Palmito assado

– 1 tolete de palmito pupunha com casca

– Ervas frescas a gosto, picadas pequenas (salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão…)

– Azeite de oliva e sal.

Modo de preparo: Leve o tolete de palmito pupunha ao forno baixo, cerca de 180o, por aproximadamente 2 horas. Depois desse tempo, retire o palmito e aguarde esfriar até poder manuseá-lo em segurança. Com uma faca afiada, parta o palmito pupunha ao meio, no sentido do comprimento. Faça riscos suaves na superfície do miolo, em ambas as metades. Misture ervas frescas picadas, um pouco de azeite e uma pitada de sal. Leve-o novamente ao forno, por cerca de 15 minutos, apenas para aquecer um pouco. Sirva em seguida.

5 – Muffin de palmito

Recheio:

– 1 colher de sopa de azeite

– 1 colher de sopa de manteiga ou margarina

– 1 cebola picada

– 2 dentes de alho

– 2 colheres de sopa de farinha de trigo

– 1 1⁄2 xícara de leite

– 1 tomate picado

– 1 lata de milho escorrido

– 1 vidro de palmito,

– 1⁄2 xícara de azeitonas picadas

– Sal e pimenta a gosto

– 2 colheres de sopa de parmesão ralado

– Tempero verde a gosto.

Massa:

– 2 ovos

– 1 1⁄4 xícara de leite

– 1⁄4 xícara de óleo

– 2 1⁄2 xícara de farinha de trigo

– 1 colher de chá de açúcar

– 1 colher de chá de sal

– 1 colher de sobremesa de fermento em pó

– 1⁄2 xícara de parmesão ralado

Modo de preparo: Para o recheio, em uma panela coloque o azeite, a manteiga e refogue a cebola com o alho. Adicione a farinha e misture por alguns segundos, adicione o leite e misture até engrossar e ferver. Coloque o tomate picado, o milho, azeitonas, sal e pimenta, misture e deixe ferver por 2 minutos. Desligue e acrescente o queijo e o cheiro verde, deixe esfriar. Para a massa, pré-aqueça o forno a 180 graus, forre a forma para muffins com forminhas de papel. Em uma tigela misture os ovos, o leite e o óleo, acrescente o restante dos ingredientes e misture somente até agregar. Coloque 1 colher (sopa) da massa no fundo de cada forminha. Coloque 1 colher (sopa) bem cheia do recheio sobre a massa. Espalhe 1 colher (sopa ) da massa sobre o recheio para finalizar. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. A massa rende 12 muffins.