Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pães congelados: Descubra como conservar o seu pãozinho fresco por mais tempo!
Guia Culinário 17/04/2017

Pães congelados: Descubra como conservar o seu pãozinho fresco por mais tempo!

Pão dormido? Nunca mais! Quem não gosta de saborear, seja no café, no brunch pela amanhã ou, até mesmo, em lanchinhos durante a tarde, um pãozinho sempre fresquinho, macio e delicioso? Para isso, a técnica de congelar os alimentos também se encaixa perfeitamente! Seja pão francês, em forma ou integral, a prática é extremamente simples e benéfica para a nossa rotina alimentar.

Congelar os alimentos é uma técnica muito comum para preservar as composições de frutas, vegetais e hortaliças, porém a prática não ser restringe apenas ao alimentos naturais. Ela também pode servir perfeitamente para aumentar a sobrevida do consumo de pães, conservando suas propriedades nutricionais, além das questões de sabor e frescor. A nutricionista Daniella Chein explica como devemos congelar os pães:

“Podem estar totalmente assados ou pré-assados. Para congelar seu pão francês, por exemplo, e não perder qualidade do produto, basta colocar o pãozinho, ou mais de um, num saquinho plástico, tomando o cuidado para retirar todo o ar na hora de fechar o saco, e levar ao freezer. Já para um pão maior, o ideal é cortar em fatias para que seja mais fácil descongelar na hora de consumir”, destaca a profissional.

Cuidados para o congelamento de pães

Segundo Daniella Chein, o congelamento, feito de maneira correta, preserva os nutrientes do alimento. “A única coisa que pode continuar ativa é o crescimento bacteriano ou de fungos, por exemplo, pois há bactérias que possuem alta resistência à baixas temperaturas. Porém, ainda sim os pães ficam preservados por bastante tempo”, completa a nutricionista.

– Para congelar os seus pães não existe nenhum mistério, é sempre garantir que fique o mínimo de ar possível dentro do plástico e vedar bem antes de levar ao freezer.

– Atente-se à data de fabricação do alimento e a data que está levando o produto ao freezer. Anote em um papel, colando na embalagem que será congelada. É importante que o tempo de congelamento não ultrapasse dois meses.

– Congele em pequenas porções, assim você poderá descongelar somente o que for consumido, evitando a necessidade de congelar o alimento mais de uma vez.

Qual é a melhor forma para descongelar os pãezinhos?

A nutricionista indica duas opções super fáceis para tirar os pães do congelador. Confira:

1 – Tirar o pão e deixar em temperatura ambiente até que ele descongele.

2 – Retire o alimento do freezer e coloque em uma forma qualquer e somente nessa hora ligar o forno em temperatura baixa/média – uns 180ºC. Tenha cuidado para não torrar e apenas descongelar.

Os pães integrais possuem maior durabilidade no congelamento!

Além de serem alimentos mais ricos em nutrientes para o nosso organismo, como as fibras alimentares encontradas na farinha integral, essas versões, seja o pão de forma ou o francês, duram mais tempo na geladeira ou no freezer, devido à quantidade de substâncias encontradas nos pães. Além de trazerem mais benefícios para a nossa saúde. Os pães produzidos a partir da farinha branca, apenas acrescentam calorias e carboidratos à nossa alimentação.