Outubro Rosa: 7 alimentos que ajudam a diminuir as chances de ter câncer de mama

Outubro chega vestido de rosa em todo o mundo. Durante todo o mês, o movimento conhecido como "Outubro Rosa" lança diversas ações e programas para a conscientização e cuidados com a saúde, em relação ao câncer de mama, doença que atualmente mais incide na população feminina brasileira. A boa notícia que, nesses casos, prevenir ainda é melhor do que remediar e mudanças de hábitos e o seguimento dos mandamentos de uma alimentação saudável são essenciais nesse combate à vida!

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que atua no movimento desde 2010, "não há uma causa única para o câncer de mama". Segundo a entidade, diversos fatores estão relacionados ao mal, mas, ser mulher e envelhecer são os principais fatores que aumentam o risco. Outros fatores de risco estipulados são: fatores ambientais, hormonais e genéticos

Questões como obesidade, principalmente após a menopausa; sedentarismo (não fazer exercícios); sobrepeso, além do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, são ações que precisam ser evitadas. Em contrapartida, os cuidados com a amamentação correta, prática de atividades físicas e manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença.

Veja, abaixo, uma lista de alimentos que podemos incorporar naturalmente em nosso dia a dia e que ajudam nesse processo!

Alimentos indicados para o combate do câncer de mama

Frutas Vermelhas: As "berries", como framboesa e amora, contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas, que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

Uva: Os flavonoides, presentes em grandes quantidades na uva, podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. Um bom exemplo é o suco de uva, conhecido como uma das bebidas que melhor combatem o câncer.

Romã: Um estudo mostrou que romãs podem ajudar na prevenção do câncer. A análise detectou a interação dos compostos desse fruto com a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o combate de células cancerígenas.

Cenoura: Um estudo da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, revelou que esse alimento, consumido duas porções por dia, reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%.

Brócolis: O sulforano, nutriente presente nos brócolis, elimina substâncias que podem originar as células cancerígenas. Outros vegetais que também produzem esse efeito são a couve-flor e o repolho. Recomenda-se, diariamente, o consumo de meia xícara de chá desses alimentos.

Soja: Soja e seus derivados, como o leite e o tofu, contêm fitoestrogênio. Essa substância é similar ao hormônio estrogênio natural, produzido pelo corpo feminino a partir da adolescência e, por isso, combate enzimas importantes, interferindo no desenvolvimento de células cancerígenas.

Especiarias: Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, analisaram que diversas especiarias, como pimenta preta e curry, podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células saudáveis da mama. Isso acontece por causa do efeito dos polifenóis, antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória.

Faça o autoexame e busque orientação médica!

Segundo o Inca, é importante que as mulheres, independentemente da idade, conheçam seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Ao identificarem alterações suspeitas, através do autoexame devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional. No Brasil, as orientações para detecção precoce do câncer de mama são:


- Mulheres de 40 a 49 anos:
Realizar o exame clínico das mamas anualmente.
- Mulheres de 50 a 69 anos: Realizar exame clínico das mamas anualmente e mamografia a cada dois anos.

Ver mais: Alimentação saudável, Bem-estar, Bebidas, Principais matérias, Alimentos orgânicos, Legumes, Vegetais, Frutas

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