Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça 10 benefícios do pêssego e como escolher a fruta no mercado
Guia Culinário 15/02/2024

Conheça 10 benefícios do pêssego e como escolher a fruta no mercado

Em uma alimentação saudável, o poder das frutas é sempre essencial para garantir um cardápio delicioso e equilibrado. E entre essas preciosidades naturais, o pêssego se destaca. Além do sabor, incluí-lo no dia a dia é uma ótima opção para sua saúde e bem-estar.

Por isso, hoje, nosso artigo está especialmente saboroso, trazendo os benefícios do pêssego e dicas práticas para você incorporar essa opção em sua rotina. Vamos nessa?

Quais são os 10 benefícios do pêssego?

Mais do que uma fruta, os pêssegos são superalimentos que proporcionam uma dose generosa de nutrientes e elementos essenciais ao nosso organismo. Além disso, ao incluí-lo na alimentação, você ganha uma opção valiosa para incorporar novos sabores do café da manhã até o lanchinho da noite. A seguir, confira as principais vantagens:

1. Melhora a saúde da pele

Já ouviu falar em pele de pêssego? Pois é: os eles são ótimos para a saúde da pele, de verdade. A vitamina C e os betacarotenos presentes na fruta promovem a produção de colágeno, mantendo seu visual firme e jovem. Eles ajudam a proteger contra os danos causados pelos raios UV, ajudando a deixar sua aparência radiante e saudável.

2. Promove a saúde digestiva

Graças à sua abundância de fibras, o pêssego é um aliado natural para a digestão e para o melhor desempenho do sistema digestivo como um todo. Elas ajudam na regulação do sistema gastrointestinal, prevenindo constipação e mantendo a flora intestinal saudável.

3. Ajuda na perda de peso

Comer mais pêssegos é uma escolha inteligente para quem quer emagrecer. Isso porque esta fruta tem baixo teor calórico (apenas 39 kcal para 100g) e é rica em fibras, o que ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Em outras palavras, controla a fome e reduz a ingestão de calorias em excesso.

O alimento também é considerado um excelente diurético, sendo uma opção para ajudar a desinchar o corpo e diminuir a retenção de líquidos. Como resultado, essa delícia ainda pode melhorar o funcionamento dos rins e eliminar toxinas de nosso organismo.

4. Auxilia no tratamento do diabetes

Além de evitar alimentos com açúcar, quem tem diabetes também pode contar com a ajuda de alguns alimentos para controlar o nível de glicose no sangue – e o pêssego é um deles. Tudo graças à presença de antioxidantes que contribuem na regulação da curva glicêmica.

Mas atenção: para aproveitar esse benefício, é preciso ingerir a fruta natural e evitar as versões em calda, devido à adição de açúcar.

5. Regula a pressão arterial

O pêssego é uma fonte de potássio, essencial para a saúde cardiovascular. Portanto, consumi-lo regularmente faz bem para a pressão arterial, reduzindo o risco de hipertensão e complicações associadas.

Ao ar livre, mulher sorri ao descobrir que consumo de pêssego, aliado a outros fatores, faz bem para pressão arterial

6. Combate a inflamação

Graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o pêssego também contribui na redução de processos inflamatórios no corpo. Isso é fundamental para prevenir condições crônicas, como artrite e doenças autoimunes.

7. Reforça o sistema imunológico

A combinação de vitaminas e antioxidantes presentes nesta fruta fortalece o sistema imunológico, colaborando para tornar mais resistente a infecções e doenças. Portanto, incluí-lo na sua alimentação diária é uma forma eficaz de dar um up à sua imunidade.

8. Protege contra doenças crônicas

A riqueza em nutrientes e antioxidantes também faz deste alimento um aliado na prevenção de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

9. Cuida da visão e da estrutura óssea

A presença de minerais – como fósforo, cálcio, flúor e ferro – na composição do pêssego faz com que quem consome essa fruta tenha os ossos e os dentes mais fortes. Ou seja, é uma forma de evitar doenças como a osteoporose e vários problemas dentários.

Além disso, o antioxidante betacaroteno contido na fruta diminui as chances de doenças como a catarata e a degeneração macular.

10. Oferece versatilidade

Se não bastassem os benefícios à saúde, essas frutas são versáteis na cozinha. Elas podem ser consumidas, por exemplo:

  • frescas;
  • adicionadas a saladas;
  • transformadas em smoothies;
  • sucos;
  • geleias;
  • incorporadas em pratos salgados para um toque adocicado.

A versatilidade na cozinha é um benefício do pêssego

Quais são os nutrientes do pêssego?

Os pêssegos são verdadeiros tesouros, com vitaminas, minerais e fibras, que são valiosos recursos à sua alimentação diária. Aqui estão alguns dos elementos essenciais encontrados nessa fruta:

  • vitamina A: importante para a saúde dos olhos e da pele;
  • vitamina C: um antioxidante que fortalece o sistema imunológico;
  • vitamina E: contribui para a saúde da pele e do sistema cardiovascular;
  • vitamina K: essencial para a coagulação sanguínea e a saúde dos ossos;
  • potássio: regula a pressão arterial e a função cardíaca;
  • ferro: importante para a formação de glóbulos vermelhos e o transporte de oxigênio no corpo;
  • cálcio: fundamenta a saúde dos ossos e dentes.

Esse alimento também é rico em antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres no nosso organismo. Isso significa que eles atuam como guardiões, protegendo nossas células contra danos e na prevenção de doenças, incluindo problemas cardíacos.

Como escolher pêssegos no mercado?

Na hora de escolher pêssegos, procure sempre por frutas com cores vivas e uniformes. Evite manchas escuras ou machucados. Pressione levemente para verificar a firmeza, selecionando as mais macias – mas não moles demais. Um aroma suave também é um sinal de que estão maduros e saborosos.

Leia mais: Nectarina, pêssego e ameixa: você sabe qual é a diferença entre elas?

Pode comer a casca do pêssego?

Sim! A casca do pêssego é rica em fibras e nutrientes, por isso é totalmente segura para consumo. Lave bem a fruta e aproveite todos os benefícios que ela oferece.

Pode comer pêssego todos os dias?

Comer pêssegos diariamente é uma excelente ideia! Eles são uma adição formidável para uma alimentação mais saudável e diversificada. Inclusive, existem alguns snacks deliciosos fabricados com a fruta que podem ser uma ótima opção de variação.

Os pêssegos não são apenas uma delícia – eles também são uma fonte de saúde e vitalidade para sua rotina como um todo. Você pode utilizá-lo de mil maneiras, a seu gosto.

Rico em nutrientes e vitaminas, ao incluí-lo na sua alimentação, você está investindo no bem-estar e na saúde do seu corpo. Por isso, vá em frente, aproveite os pêssegos e desfrute de uma vida mais saudável!