Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Omeletes saudáveis: 5 receitas práticas e nutritivas para o seu café da manhã
Taeq Indica 01/09/2017

Omeletes saudáveis: 5 receitas práticas e nutritivas para o seu café da manhã

Começar o dia com um café da manhã caprichado e cheio de nutrientes é a melhor maneira de enfrentar a rotina cheia de compromissos. E para tornar a primeira refeição ainda mais especial, você pode incluir a omelete no seu cardápio, uma forma prática e muito saudável de garantir a ingestão de substâncias necessárias para o bem-estar. Confira 5 receitas simples para você preparar!

O ovo, ingrediente principal das omeletes, é um alimento extremamente popular e presente no dia a dia. Fonte de poderosos nutrientes, o ovo é perfeito para ajudar a equilibrar o organismo e torná-lo mais saudável, como explica a nutricionista Carolina Xavier. “Ele é rico em vitaminas A, B, D e E, ajudando a manter uma boa saúde dos olhos, da pele e dos ossos. O ovo também contém proteína de boa qualidade para quem deseja ganhar massa muscular”, explica a profissional.

Omeletes saudáveis: Como preparar?

Bater os ovos em um prato e colocá-los na frigideira. Simples assim e altamente nutritivo! A nutricionista Carolina Xavier ressalta que consumir omeletes no café da manhã também é uma forma de garantir saciedade e favorecer um emagrecimento equilibrado. “Além disso, é mais saudável que ovo frito, pois usa menos gordura e conserva os nutrientes”, completa.

Cuidados necessários para o preparo – A nutricionista destaca que, para manter o prato saudável, é importante não usar óleo e não acrescentar farinha de trigo: “Se quiser, use a tapioca e escolha para o recheio alimentos tão saudáveis quanto o ovo. Sardinha, peito de frango desfiado, legumes (cenoura e beterraba raladas, abobrinha, etc), vegetais (espinafre, rúcula, etc) são ideais”, indica Carolina, que disponibiliza as melhores combinações para o dia a dia. Confira:

5 combinações de ingredientes nutritivos e práticos para as omeletes

1 – Tomate em cubos com queijo minas: O tomate é um fruto cheio de benefícios para nossa saúde, dentre eles as vitaminas A e C, agentes antioxidantes que o tornam responsável por atuar no combate ao câncer, prevenir o envelhecimento precoce das células e fortalecer o sistema imunológico. A combinação vai bem com o queijo minas, um dos queijos brancos mais indicados para a alimentação saudável, por ser fonte de cálcio, mineral associado ao bem-estar dos ossos e músculos e por possuir baixo teor calórico.

2 – Presunto de parma com cebolas: Para substituir o tradicional presunto no café da manhã, a nutricionista indica o presunto de parma, uma versão mais saudável e livre de aditivos químicos e colesterol, se tornando mais benéfico para nossa saúde. O alimento também é uma boa fonte de zinco, bom para o bem-estar do cérebro. E para tornar o prato ainda mais saboroso, algumas rodelas de cebola acrescentam à refeição os antioxidantes que beneficiam o sistema cardiovascular.

3 – Rúcula e queijo branco: Com sabor peculiar, a rúcula traz um sabor levemente picante ao prato. A folha é um ingrediente nutritivo, sendo uma boa fonte de ferro para o nosso organismo, mineral que atua no combate à anemia e fortalece o coração. Para queijo branco, você pode escolher entre a ricota, o queijo minas ou o cottage, opções que possuem baixa quantidade de calorias e dão sabor ao prato.

4 – Cenoura crua e ricota: Incluir os vegetais em diversas refeições do nosso dia é garantia de bem-estar. Ao preparar a omelete com cenoura, você acrescenta vitaminas A, C e do Complexo B na sua refeição, substâncias que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhoram a saúde da pele e previnem o desenvolvimento das doenças crônicas. Já a ricota – que embora não seja considerada queijo -, é tão nutritiva quanto, possui boas quantidade de proteínas, vitaminas e minerais, ajudando a equilibrar o organismo.

5 – Abobrinha e queijo minas: A abobrinha é um vegetal cheio de fibras alimentares em sua composição que proporcionam saciedade à refeição. Essas substâncias também facilitam o trânsito intestinal e previnem as complicações cardiovasculares. Além disso, a abobrinha é fonte de potássio, mineral responsável pelo controle da pressão arterial. Para completar a omelete, alguns pedaços de queijo minas ajudam a aumentar a quantidade de proteínas do prato.

As omeletes podem fazer parte do café da manhã ou de qualquer outra refeição do dia. Por ser um prato cheio de nutrientes, irá torná-las mais saudáveis e completas, garantindo o bem-estar.