Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Óleo, leite, manteiga… Veja os benefícios dos produtos feitos à base de coco!
Guia Culinário 26/04/2016

Óleo, leite, manteiga… Veja os benefícios dos produtos feitos à base de coco!

Óleo, leite, açúcar e até manteiga. Os produtos feitos à base de coco vêm, a cada dia, ganhando uma popularidade extraordinária e proporcionando aos consumidores uma alimentação muito mais saudável e. cientificamente comprovada, nutritiva. Os alimentos feitos a partir dessa poderosa fruta, trazem uma maior quantidade de vitaminas e minerais para o organismo e fortalecem o nosso corpo como um todo. Conheça um pouco mais sobre eles e seus principais benefícios.

Dentre esses alimentos, principalmente, o óleo e o açúcar de coco têm servido como uma substituição do açúcar refinado e do óleo, por serem produtos feitos sem química e que, consequentemente, ajudam o organismo a funcionar melhor, trazendo uma alimentação mais saudável, como explica a nutricionista Paola Lisbôa:

“Esses alimentos devem vir associados a um plano alimentar balanceado, procure sempre um nutricionista antes de incluir um alimento na sua alimentação, pois cada um tem sua individualidade bioquímica”, alertou a profissional.

Conheça mais sobre os principais produtos feitos à base de coco:

Leite: Não pense que esse é o leite de coco que você compra em mercado. Nessa versão natural, o alimento possui uma boa quantidade de vitaminas e minerais, de cálcio e potássio. Ele se tornou uma excelente alternativa para as pessoas com intolerância à lactose e que até então só tinham como opção o leite de soja. Além disso, age contribuindo para regular os hormônios da tireoide, radicais livres, assim protegem o organismo de doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo e o envelhecimento precoce.

“Você pode fazer essa delícia na sua casa, somente com um copo de polpa de coco natural, cinco copos de água quente bata tudo no liquidificador e depois coe, os resíduos que restarem desta receita podem ser consumidos em um lanche da tarde, por exemplo, como uma ótima fonte de gordura boa que gera muita saciedade. Indivíduos que possuem herpes, devem evitar o leite de coco por conta da arginina, que estimularia o vírus.” destacou a nutricionista.

Farinha: Fonte de fibras , auxilia no tratamento da constipação formando bolo fecal e contribuindo para melhor funcionamento do intestino. A substância também é responsável por diminuir a absorção das gorduras consumidas, resultando na redução das taxas de colesterol. Também pode contribuir para baixar os níveis glicêmicos, sendo eficaz no controle e prevenção do diabetes.

Açúcar: Esse produto tem uma quantidade interessante de minerais, em especial de magnésio, potássio, zinco e ferro. Além disso, possui vitamina B1, B2, B3 e B6. É mais saudável e pode ser consumido por diabéticos em substituição dos adoçantes artificiais, por exemplo.

“A recomendação primordial é sempre: reduza ao máximo qualquer tipo de açúcar da sua vida, pois esse causa vício e só traz maléficos ao seu intestino e a todo seu corpo, porém sabemos que esse desmame é difícil de ser feito, então é melhor introduzir um açúcar de melhor qualidade como o de coco, que contém em sua composição fontes de vitaminas e minerais e possui índice glicêmico menor do que o açúcar refinado.” ressaltou Paola Lisbôa.

Óleo: Um dos mais conhecidos e mais popular é o óleo de coco, responsável por abaixar colesterol, além de ser antifúngico (excelente para tratamento de fungos intestinais, ajudando assim a tratar disfunção do trato gastro intestinal) e termogênico, auxiliando assim na queima de gordura quando for associado ao exercício físico. Fortalece sistema imunológico, tem ação antioxidante e previne a candidíase nas mulheres.

Manteiga: Uma ótima alternativa para a substituição da manteiga com origem animal, a manteiga de coco é feita a partir da polpa da fruta. É rica em fibras, vitaminas e minerais, possui antioxidantes, protegendo a pele dos efeitos dos radicais livres e é composta por gorduras saudáveis, trazendo a saciedade por mais tempo.